quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Cirurgia bariátrica e reprodução assistida são reconhecidas como área de atuação


O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou no final de janeiro a Resolução nº2.116/2015 reconhecendo a cirurgia bariátrica e a reprodução assistida como áreas de atuação.

Elas ficarão vinculadas às especialidades cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia geral, no caso da cirurgia bariátrica; e ginecologia e obstetrícia para a reprodução assistida.

No Brasil, são realizadas cerca de 80 mil cirurgias bariátricas por ano e 25 mil fertilizações in vitro.

Com essa Resolução, os médicos que atuam nessas duas áreas poderão buscar, via Associação Médica Brasileira (AMB), a sua certificação.

A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) também poderá credenciar programas de formação específicos para essas áreas.

Tanto os documentos emitidos pela AMB, como pela CNRM, habilitam o médico a buscar o registro da área de atuação junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM). [...]

 [...] Atualmente existem 53 especialidades e 56 áreas de atuação reconhecidas pelo CFM. [...]

A residência médica em cirurgia bariátrica deve durar dois anos, mas antes de cursá-la o médico terá de se especializar em cirurgia geral ou do aparelho digestivo.

No caso da reprodução assistida, cuja residência durará um ano, o médico deve ser especialista em ginecologia e obstetrícia. [...]

[..] Além de criar as áreas de atuação em cirurgia bariátrica e em reprodução assistida, a Resolução 2.116/2015 também estendeu para os especialistas em pediatria as áreas de atuação em Dor e em Medicina do Sono.

A nova norma também restringiu aos especialistas em cirurgia torácica ou pneumologia a área de atuação em endoscopia respiratória.

Outra mudança foi a inclusão no Conselho Científico da AMB da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, que passará a ficar responsável pela especialidade Medicina Nuclear.

Grifo nosso
Fonte: CFM
Imagem: CFM

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário