segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Câmara de Goiânia/GO aprova prazos para atendimento a pacientes do SUS

Resultado de imagem para IMAGEM CAMARA MUNICIPAL GOIANIA
A Câmara Municipal de Goiânia/GO aprovou em segunda e última votação dia (28/12) projeto do vereador Elias Vaz (PSB) que estabelece prazos para o atendimento na rede pública de saúde na capital.

A proposta, que ainda será apreciada pelo Executivo, determina que o paciente espere no máximo 15 dias para fazer exames, 30 dias para consultas e 60 dias para cirurgias eletivas.

Segundo a matéria, “no caso de pacientes com doenças graves e crianças até 12 anos, os prazos serão reduzidos pela metade. Para o caso de portadores de necessidades especiais e gestantes, quando não for necessária a internação imediata, o tempo de espera por consultas será no máximo de três dias úteis”. 

O projeto deixa clara a exceção para pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva e casos de urgência e emergência, que continuam recebendo atendimento imediato.

O vereador apresentou pela primeira vez o projeto no ano passado. A matéria foi aprovada pela Câmara Municipal e vetada pelo ex-prefeito Paulo Garcia (PT).

“Para que o direito à saúde, previsto pela Constituição, seja realmente garantido, é preciso também oferecer atendimento ágil. A demora pode causar não só o agravamento do quadro, como até a morte, comprometendo, ao mesmo tempo, o direito à saúde e o direito à vida. Além disso, também aumenta os gastos para a rede pública. Já ouvimos reclamações de pacientes que fazem exames para uma cirurgia, por exemplo, e a consulta de retorno demora tanto que eles não valem mais e é preciso fazer novos exames”, afirma Elias Vaz.

Grifo nosso
Fonte: Jornal O Hoje
Imagem:Google

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário