quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Bacharel obstetra pode trabalhar como enfermeira, decide Tribunal Regional Federal



A formação no *curso de obstetrícia habilita a pessoa a trabalhar como enfermeira.

Assim, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região confirmou decisão de primeiro grau que concedeu a ex-alunas do curso de obstetrícia da Universidade de São Paulo o direito de inscrição nos quadros do Conselho Regional de Enfermagem em São Paulo (Coren/SP) e o registro profissional na categoria enfermeira-obstetra.

Apesar de elas terem colado grau em 2011, o Coren/SP recusou-se a inscrevê-las em seus quadros profissionais, impossibilitando o exercício da atividade.

Foi então que acionaram a Justiça Federal com um mandado de segurança, obtendo decisão favorável.


A desembargadora federal Alda Basto afirmou que a Constituição Federal de 1988 prevê, no artigo 5º, inciso XIII, que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

Ela explicou que a profissão de enfermeiro é disciplinada pela Lei 7.498/1986, que dispõe, em seu artigo 2º, parágrafo único, que a enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.

Já o artigo 6º da mesma lei estabelece quem são os enfermeiros e, dentre as situações elencadas, encontra-se o titular do diploma ou certificado de obstetriz ou de enfermeira obstétrica, conferido nos termos da lei.

Assim, como existe previsão normativa que autoriza a inscrição dos egressos em enfermagem e obstetrícia no respectivo Conselho Regional, a desembargadora concluiu pela manutenção da sentença de primeiro grau.


*Curso bacharelado em Obstetrícia: Torna-se obstetriz. Formação com duração de quatro anos. Dentre outras atribuições,  o bacharel é responsável pelo acompanhamento de todas as fases do ciclo gravídico-puerperal, ou seja, desde o pré-natal até os cuidados pós-parto. Sua função é fazer o possível para garantir a boa saúde da mãe e do bebê.


Título original: Obstetra pode trabalhar como enfermeira, decide Tribunal Regional Federal
Grifo nosso
Fonte: TRF-3
Imagem: vestibular.brasilescola.com

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário