Medida
tem como objetivo evitar condutas que afetem a privacidade de pacientes; fotos
de 'antes e depois' estão na mira de entidade.
O
Conselho Federal de Medicina (CFM) alterou as regras que definem a conduta dos
profissionais da área em relação às redes sociais e à divulgação do trabalho
que realizam.
Segundo
a Resolução CFM
2.126/2015 (ainda não disponível no site do CFM), os
médicos não poderão publicar selfies em situações de trabalho, como durante a
realização de procedimentos médicos, nem fazer a divulgação de imagens de
"antes e depois", utilizadas especialmente por especialistas que
fazem intervenções estéticas.
As
normas, que ainda serão publicadas no Diário Oficial da União, alteram resolução de 2011 e foram
reformuladas após a reclamação de pacientes que sentiram que tiveram a
privacidade violada."Tivemos pessoas incomodadas com alguns tipos de ação
que feriam a privacidade e a intimidade, que são direitos constitucionais. Não
foi fácil chegar a essa redação, mas conseguimos dar forma aos anseios da
sociedade", diz Emmanuel Fortes, diretor de fiscalização do CFM.
Casos
de fotografias durante cirurgias e após partos, mostrando os pacientes
inclusive em situações constrangedoras motivaram a mudança.
Casos
de fotografias durante cirurgias e após partos, mostrando os pacientes
inclusive em situações constrangedoras motivaram a mudança.
Casos
de fotografias durante cirurgias e após partos, mostrando os pacientes
inclusive em situações constrangedoras motivaram a mudança.
"Antes da
edição da resolução, teve a imagem de um profissional segurando um bebê e, ao
fundo, a mãe na posição de parto e com o cordão umbilical ainda nas partes
íntimas. Isso viola a intimidade e temos de garantir isso aos pacientes."
A
proibição do "antes e depois" tem como objetivo proteger o paciente
de técnicas que podem trazer resultados inesperados. "Nossa preocupação é
que o médico não pode garantir resultados. O paciente precisa saber que nem
sempre vai ter aquilo que o 'antes e depois' acaba induzindo, principalmente em
procedimentos estéticos e dermatológicos."
Propaganda
As
novas regras determinam ainda que os médicos não vão poder fazer propagandas de
produtos e empresas, assim como de técnicas não reconhecidas pelo CFM.
Outra
ação que está na mira do conselho é o uso das redes sociais para a divulgação
do trabalho de profissionais por meio de elogios de pacientes.
"Descobrimos
que pacientes faziam reiterados agradecimentos aos médicos, mas era um acordo
entre médico e paciente para fazer a divulgação e angariar clientela." Em
entrevistas, os médicos não deverão divulgar endereço e demais contatos de seu
local de trabalho. "Ele deve falar sobre o que é útil à sociedade",
diz Fortes.
Grifo nosso
Fonte:
saude.estadao.com.br/Paula Felix
Imagem: qualywork.com.br
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