segunda-feira, 9 de julho de 2018

MPF/GO recorre ao TRF1 para que Conselho Federal de Psicologia se abstenha de punir psicólogos com base em resolução ilícita


Resultado de imagem para imagem logo psicologos
O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás interpôs, na última sexta-feira (29), recurso de apelação perante o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) – com pedido de antecipação de tutela recursal – para que o tribunal proíba o Conselho Federal de Psicologia (CFP) de aplicar qualquer sanção aos psicólogos, com base em eventual descumprimento da Resolução CFP n° 1/2018.

A norma veda aos psicólogos propor, realizar ou colaborar, sob uma perspectiva supostamente patologizante, com eventos ou serviços privados, públicos, institucionais, comunitários ou promocionais que visem terapias de conversão, reversão, readequação ou reorientação de identidade de gênero das pessoas transexuais e travestis.

O recurso do MPF foi interposto em razão da não concordância com a sentença proferida pela 4ª Vara da Justiça Federal em Goiás.

O juiz federal julgou extinto o processo, sem resolução de mérito, por entender o não cabimento do ajuizamento de Ação Civil Pública, proposta em abril deste ano, após uma série de representações feitas por profissionais de psicologia que viram sua atuação ser cerceada pela norma do CFP.

Entenda o caso – para o MPF, com a edição da Resolução, o CFP cria limitações, sem amparo legal, à atividade profissional dos psicólogos. Dessa forma, extrapola os limites do seu dever-poder de regulamentar a profissão e, ainda, fere a liberdade do exercício profissional e de expressão intelectual, científica e comunicativa do profissional de Psicologia que se disponha a aplicar técnicas e procedimentos àqueles que, espontaneamente, procurarem suporte psicológico no enfrentamento dos mais variados dilemas e sofrimentos relacionados ao transexualismo.

De acordo com o procurador da República Ailton Benedito, a Resolução atenta contra o direito fundamental de cada pessoa quanto ao livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, previsto no artigo 5° da Constituição Federal, sendo, portanto, "autoritária, arbitrária, ilegal, inconstitucional".

“Regulamentos não podem, sem respaldo legal, conter a atividade profissional propriamente dita, como, por exemplo, impor aos psicólogos um modelo único de pensamento ou impedir o uso de terapias psicológicas, pois o dever-poder de regulamentar do CFP não é absoluto, capaz de, por si, predefinir a interpretação e os métodos adotados”, pontua o procurador.

Pedidos – Na apelação, o MPF pede antecipação da tutela recursal para proibir o CFP de aplicar qualquer sanção aos psicólogos, revisando, inclusive, eventuais processos administrativos relacionados ao tema e anulando sanções já impostas com base em eventual descumprimento da Resolução.

Além disso, pede a aplicação de multa diária de R$ 200 mil ao CFP e de R$ 50 mil aos agentes públicos que concorram, de qualquer forma, para o descumprimento de eventual decisão judicial que conceda os pedidos.

No julgamento definitivo, o MPF pede que o TRF1 casse a sentença apelada, determinando o retorno do processo ao Juízo originário para regular continuidade da ação civil pública.

Grifo nosso
Fonte: Assessoria de Comunicação do MPF/GO
Imagem:coletesafari.com

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário