quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Cinco estados não possuem hospitais de ensino

Falta de hospitais pode barrar plano de interiorizar cursos de Medicina.

A poucos dias de o Ministério da Educação revelar os municípios escolhidos para receber cursos de Medicina em instituições privadas, com o objetivo de interiorizar a formação de médicos no País, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins não têm hospitais de ensino credenciados.

Enquanto isso a Região Sudeste concentra 89 das 180 unidades credenciados pelo MEC, ou 45,4% do total.

Assim, o quantidade crescente de graduandos pode esbarrar na falta de instituições para a formação prática.
A expansão das vagas em cursos de Medicina no interior do País faz parte do Programa Mais Médicos, que prevê a criação de 11.447 vagas de graduação e 12 mil em residência.

Na lista de cidades pré-cadastradas constam 42 municípios, sendo 22 do Sudeste e apenas duas da Região Norte.

Hospitais de ensino são um dos pré-requisitos para a seleção do MEC, que inclui ainda análise da infraestrutura de saúde e pelo menos cinco leitos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) por aluno.

Resposta


Em resposta a reportagem do Estado, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal ligada ao Ministério da Educação que faz a gestão de 47 hospitais universitários federais, diz que o governo federal investirá R$ 420 milhões para construir hospitais-escola nos cinco Estados citados pela reportagem, além de Campina Grande, na Paraíba. A construção dos hospitais deve começar em 2014.

Grifo nosso

Fonte: Jornal Estadão / Saúde Web

Curta e partilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário