segunda-feira, 23 de maio de 2016

Recomendação do CFM para responsável e segura obtenção de Consentimento Livre e Esclarecido - CLE

Resultado de imagem para imagem consentimento livre e esclarecido

Comentário:

O Conselho Federal de Medicina publicou a Resolução CFM 01/2016, talvez um dos mais representativos documentos médicos do ponto de vista da segurança no que tange à relação médico-paciente, o chamado Consentimento Livre e Esclarecido - CLE.

Notadamente, o presente documento não se fará solitário uma vez acerca a essa matéria porém, o CLE devidamente preenchido, observando a peculiaridade da intervenção e compatibilizando aquele paciente do teor das observações e/ou orientações das intercorrências, das possíveis consequências traz ao CLE uma credibilidade capaz de servir de suporte fundamental numa lide processual ou administrativa perante ao Conselho Regional.

A Recomendação dentre outras explanações quanto à utilização e a importância do CLE, dita o conceito, a função, suas orientações perante o Código de Ética Médica, seus elementos constitutivos enfim, toda uma gama de informação de grande relevância.

Portanto, o autor desse espaço considera de fundamental importância não só o profissional médico, como também as instituições de saúde por via de seus gestores, leiam e procurem aplicar os ditames da presente Resolução.

Comentário:João Bosco
Fonte: Conselho Federal de Medicina
Imagem: materdei.com.br

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário