Temas
relacionados à formação dos futuros
médicos, a má qualidade das escolas em funcionamento, a abertura
indiscriminada de novos cursos, as falhas nos processos de avaliação das
instituições de ensino coordenados pelo Ministério da Educação e as perspectivas
de êxito com o lançamento do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme)
foram os temas que nortearam debate realizado no Programa Espaço Aberto com
Alexandre Garcia, com exibição no dia 1º de julho, pela Globonews. [...]
[...]
Participaram o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital,
e o secretário-executivo do MEC, Luís Cláudio Costa. [...]
[...] Costa insistiu no
argumento de que as avaliações do MEC, como as do Sinaes e do Conceito Preliminar
de Curso (CPC) são suficientes para atestar a qualidade do sistema formador de
futuros médicos.
No
entanto, sua posição enfrentou
contraponto no discurso de Carlos Vital, que chamou a atenção para as
fragilidades dos instrumentos adotados.
O
presidente do CFM destacou ainda sua preocupação com o ritmo de abertura de
cursos de medicina no País em função das políticas de estímulo adotadas pelo
Governo.
Apenas nos últimos cinco
anos, foram autorizadas a entrar em funcionamento 75 escolas. No entanto, como ressaltou o
presidente do CFM, a má qualidade é uma constante.
Na
última edição do CPC, cujos resultados foram divulgados em dezembro passado, de
150 estabelecimentos avaliados um total de 27 receberam nota 1 ou 2, o que lhes
atribui o conceito de insuficiente. Dentre elas, cinco eram federais.
Vital
lembrou ainda que há casos em que escolas se aproveitam de brechas da
legislação e da falta de estrutura de fiscalização do MEC para manter as portas
abertas.
São
unidades que obrigatoriamente deveriam ser avaliadas em seu primeiro ano de
funcionamento e como não o são obtém na Justiça o direito de receber novos
alunos, mesmo sem melhorar fragilidades em sua infraestrutura, corpo docente ou
projeto pedagógico.
Neste
sentido, o presidente do Conselho Federal afirmou também que o recém lançado
Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) será uma importante
ferramenta para agregar transparência e independência, de forma a contribuir
para uma avaliação qualificada dos cursos que venha ao encontro dos interesses
do País.
Grifo nosso
Fonte: CFM
Imagem: puc.pr.br
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