quinta-feira, 23 de julho de 2015

Teste de HIV em crianças vai custar 35% a menos



O pico da taxa de mortalidade ocorre entre a sexta e a oitava semana após o nascimento

Apenas metade dos bebês é testada cedo para o HIV

O teste de HIV para crianças vai ficar 35% mais barato, anunciou a ONU ao celebrar acordo com farmacêutica Roche nessa segunda-feira (20/07).


Cada teste passa a ter o custo de US$ 9,40, cerca de R$ 30. O diretor do Unaids, Michel Sidibé, declarou que o acordo "é um passo importante para acabar com a falha mundial em garantir tratamento a crianças com Aids".

Bebês
O pico da taxa de mortalidade entre crianças com HIV ocorre entre a sexta e a oitava semana após o nascimento, por isso a Organização Mundial da Saúde, OMS, recomenda que todos os menores expostos ao vírus sejam testados nos dois primeiros meses de vida.

Mas apenas metade dos bebês é testada cedo, em parte porque os custos limitam os diagnósticos, especialmente em países de rendas baixa e média. Isso contribuiu para a falta de acesso ao tratamento da Aids.

Mortes

No ano passado, apenas 32% das crianças com HIV receberam a terapia antirretroviral, na comparação com 41% dos adultos. Sem saber qual o estado de saúde da criança, é impossível fornecer medicamentos. E sem tratamento, metade das crianças que nascem com HIV morre antes de completar dois anos de idade.

Ao anunciar a parceria para reduzir o preço dos testes, a farmacêutica Roche declarou que apoia a campanha do Unaids, que pode gerar impactos para mães e crianças com o vírus.


Grifo nosso
Fonte: ebc.gov.br
Imagem: Reprodução

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário