Muitos hospitais buscam
aumentar sua pontuação em pesquisas de satisfação do paciente.
Ao
invés de apostar em grandes campanhas de melhoria, triagens, um artigo do US
News & World Report assinado por Peter Pronovost , Vice-Presidente Sênior
de Qualidade e Segurança do Paciente da Universidade Johns Hopkins e um dos
mais respeitados estudiosos em gestão na saúde, sugere ter em mente algo mais
simples: são as pequenas coisas que importam, e isso é dito pelos próprios
pacientes.[...]
[...] Com base nessas sugestões, juntamente
com o feedback colhido de pesquisas de satisfação do hospital, Dr. Pronovost
elaborou uma lista com 10 itens para hospitais ampliarem o atendimento ao
paciente sem gastar muito, como é o caso de renovação de quartos ou outras
iniciativas dispendiosas. Veja a lista:
1. Valorize a busca por uma
noite de sono tranquila – Uma
boa noite de sono é crucial para a recuperação. Acordar pacientes no meio da
noite para verificações de sinais vitais é geralmente desnecessário. Nos casos
em que é essencial interromper o sono para o tratamento, deixe claro para o
paciente porque isso é necessário;
2. Mantenha os níveis de
ruído baixo no setor de enfermaria
– Isto é especialmente importante durante a noite. Certifique-se de desligar
todos os aparelhos desnecessários, para que ruídos altos não perturbem os
pacientes. E incentive a equipe a manter suas conversas em tom baixo;
3. Não perca pertences
pessoais dos pacientes –
Rotule cada item que um paciente traz para o hospital com o nome da pessoa, bem
como o número do prontuário, para que nada seja perdido. Os pacientes afirmaram
que se sentiam mais à vontade quando o hospital se esforçou para manter seus
pertences seguros;
4. Bata na porta antes de entrar – Pacientes sentem que este era um sinal
de que o membro da equipe hospitalar respeitava a sua privacidade. É ainda
melhor se a equipe se apresenta com os seus nomes e títulos, acenando com as
mãos ou fazendo contato visual com o paciente. Outra dica: converse com os
pacientes usando seu nome preferido;
5. Manter a lousa hospitalar
limpa e atualizada –
Isso permite que os pacientes avaliem rapidamente o seu quadro clínico diário e
saibam quais os profissionais aparecerão naquele dia. Para ir além, dê cadernos
aos pacientes, com seus nomes e locais registrados. Os pacientes podem usá-los
para fazer anotações sobre o que os clínicos dizem para armazenar dados e
documentos de médicos e enfermeiros;
6. Atualize pacientes e suas
famílias, se algo mudar na condição clínica do paciente – Comunicação aberta e honesta é crucial.
Isso reduz a ansiedade do paciente, o que torna mais provável que ele vá
cooperar com os tratamentos;
7. Manter limpos os quartos
dos pacientes –
Diariamente, a equipe de limpeza deve esfregar o chão, o banheiro, limpar as
superfícies e esvaziar a lixeira. Além disso, os pacientes se sentem mais à
vontade se o pessoal de limpeza se apresenta ao paciente antes de entrar no
quarto;
8. Ouça os pacientes e
torne-os envolvidos nos seus próprios cuidados – Fale sobre a condição do paciente em
linguagem clara, livre de jargões médicos, e use termos que o paciente possa
entender facilmente. Certificar-se de que o paciente está plenamente consciente
do plano de cuidados é fundamental para uma recuperação completa;
9. Oriente os pacientes no
caminho até seus quartos e no hospital –
Certifique-se de que os pacientes sabem onde todos os setores importantes estão
localizados. Deixe-os saber tudo, desde como usar corretamente a sua televisão,
até o que eles precisam fazer para encomendar comida e obter um novo jogo de
lençóis;
10. Mantenha o
profissionalismo em todos os momentos, em todas as áreas do hospital – A percepção é uma parte crucial da
satisfação do paciente. Todos os membros da equipe, se estiverem atendendo o
paciente ou não, devem estar conscientes da imagem que estão representando
enquanto eles estão no ambiente hospitalar.
Grifo nosso
Fonte: setorsaude.com.br
Imagem: campinas.sp.gov.br
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