quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Avaliação de estudantes de Medicina será discutida em Fórum no CFM

Resultado de imagem para imagem acadêmico de medicina
A avaliação do estudante de medicina e das instituições de ensino médico será o centro das discussões do VII Fórum Nacional de Ensino Médico, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF).

Participam desse debate as principais entidades do país envolvidas com o assunto: além do CFM, Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Associação Médica Brasileira (AMB), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de representações estudantis e universidades públicas e privadas.

O evento contará ainda com a presença de um palestrante internacional, John Norcini, da FAIMER, uma fundação para o avanço da educação e pesquisa médica internacional. Norcini falará sobre o estado da arte da avaliação do estudante de medicina e das instituições formadoras.

"O movimento médico continua firme no propósito de lutar por investimento em formação e capacitação de docentes e preceptores, e garantir que as avaliações sejam de fato formativas para o aluno e diagnósticas e devolutivas para as instituições de ensino médico", afirma o coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM, Lúcio Flávio Gonzaga Silva.

Gonzaga aponta ainda o alarmante número de cursos de Medicina no Brasil (atualmente, 271), que continuam a ser inaugurados sem atendimento às exigências mínimas estabelecidas em portarias dos ministérios da Educação e da Saúde, trazendo sérios riscos para a formação médica e o atendimento da população.

"Somos superados apenas pela Índia, que tem 381 cursos, mas uma população cinco vezes maior que a nossa. Hoje, temos mais escolas que qualquer outro país do globo, incluindo todos os mais populosos, como China, Estados Unidos, Rússia, México e Japão", denuncia.

Para o conselheiro, o evento representa "a oportunidade de traçarmos estratégias por mudanças na estrutura social do ensino médico e na lógica política das escolas".

Informe-se acessando o LINK

Grifo nosso
Fonte: CFM
Imagem:eunamedicina.com.br

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário