quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Projeto torna obrigatório avaliar e certificar a qualidade dos hospitais


Tramita na Comissão de Assuntos Sociais no Senado Federal um projeto de lei que torna obrigatório a inserção dos hospitais na certificação de qualidade a chamada ACREDITAÇÃO.

Acreditação é a certificação hospitalar aos moldes da ISO para as empresas de engenharia, siderurgia dentre outras porém, voltadas para a área da saúde e ambiente hospitalar.

Em suma, é um instrumento regido por diretrizes e normas que norteiam o bom desempenho da unidade hospitalar, seguindo e adotando procedimentos voltados para a eficiência profissional, humana e gerencial.

O procedimento de inserção da unidade de saúde se presta através do conhecimento acerca seu interesse à organização certificadora que por sua vez, a mesma entra em contato em que são formalizados os contratos de adesão ao sistema.

A partir desse ponto, a organização certificadora inicia o procedimento de instrução a um representante da unidade contratada – o chamado gestor do projeto – em que o mesmo repassará as instruções aos demais supervisores, gerentes enfim.

São feitas avaliações periódicas de acompanhamento e expressando resumidamente, após esse processo a unidade recebe a certificação.

Em Goiânia poucos ou quase nenhum hospital detêm essa certificação pois, não obstante o resultado prático se tornar eficiente, os custos por vezes, desanima seus gestores.

Porém, é um  sistema adotado em larga escala nos países do primeiro mundo em função da eficiência, economicidade e praticidade em seus resultados.

Eis a matéria:

Está pronto para ser votado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado um projeto de lei que torna obrigatória a avaliação, a acreditação e a certificação de qualidade de hospitais de qualquer natureza, públicos ou privados, vinculados ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS). De autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o PLS 126/2012 tem relatório pela aprovação, elaborado pela senadora Ângela Portela (PT-RR).

A proposta altera a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/1990) para tornar obrigatória a avaliação periódica dos serviços hospitalares. Deve ser ainda criado um regulamento para estabelecer metodologias de avaliação e indicadores e padrões de qualidade.

Para o autor do projeto, ainda é um desafio a melhoria da qualidade hospitalar. Vital do Rêgo deu como exemplo um sistema de melhoria da qualidade hospitalar desenvolvido nos Estados Unidos, o Programa de Padronização Hospitalar. Segundo o senador, o Brasil trabalha com avaliação desde a década de 1970, mas não houve impacto significativo sobre a qualidade dos serviços.

O autor explica que a acreditação é um processo de avaliação externa, de caráter voluntário, em que uma organização, em geral não governamental, avalia periodicamente um serviço de saúde.
“(A organização) verifica a conformidade desse sistema de saúde com um conjunto de padrões previamente estabelecidos e divulgados, concebidos para melhorar a qualidade do cuidado ao paciente”, explicou Vital do Rêgo.

A relatora Ângela Portela afirmou que a proposta é meritória e que a acreditação hospitalar é um mecanismo adequado de avaliação e certificação de qualidade dos serviços.

“Dispõe-se, ademais, de uma experiência nacional e internacional suficientemente desenvolvida para permitir transformar a acreditação de serviços hospitalares em uma realidade em nosso país e – quem sabe – talvez possamos estendê-la para os demais serviços de saúde em pouco tempo, conforme a possibilidade prevista pelo projeto”, afirmou.

Se for aprovado na CAS, o projeto deve seguir direto para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação no plenário do Senado.

Comentário: João Bosco

Fonte: Agência Senado / Marilia Coêlho

Sem comentários:

Enviar um comentário