Pesquisa. Segundo o
dicionário Houaiss, esse verbete significa substantivo
feminino, conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos
conhecimentos no domínio científico, literário, artístico etc; investigação ou
indagação minuciosa.
Atendo à expressão “investigação ou indagação minuciosa”, foi detectado uma incoerência nas informações
concedidas pela ANS Agência Nacional de Saúde como o próprio site informa, - é a agência reguladora vinculada ao
Ministério da Saúde responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil - no
que tange à satisfação dos clientes dos planos de saúde.
Na primeira divulgação da
pesquisa datada em 23/09/2013, a ANS informou altos índices de insatisfação por
parte do usuário.
Na segunda divulgação a pesquisa datada em
02/10/2013 informou altos índices de satisfação por parte do usuário.
Resta saber a quem interessa
essa divulgação desencontrada dessa pesquisa e apenas informar que, as
operadoras segundo a metodologia aderiram ao certame deliberadamente.
Leia a seguir e tire suas próprias
conclusões:
1) Matéria publicada no jornal Correio
Brasiliense em 23/09/2013:
ANS avalia 89 operadoras e apenas nove
satisfazem consumidor
Presidente
da Agência Nacional de Saúde diz que atendimento das operadoras ainda deixa a
desejar.
Em
meio à batalha judicial iniciada pelos grandes planos de saúde para reverter as
punições que suspendem a venda de convênios no país, o presidente da Agência
Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo, diz que o órgão brigará na
Justiça, sem trégua, para manter o atual método de cálculo e avaliação das
infrações.
A intenção é prosseguir com
a suspensão da venda de 212 planos de 21 operadoras, que não conseguiram
atender seus consumidores dentro de prazos estabelecidos
pela legislação e acumulam reclamações como a negativa de cobertura.
A medida está sub judice, o que prejudica os consumidores, que
continuam comprando planos de péssima qualidade e, pior, pagando caro. “Podemos
e devemos reverter esse processo na Justiça”, sustenta o executivo.
Para
ele, processos para melhorar a qualidade dos convênios estão sendo
intensificados.
Nos próximos dias, a ANS divulgará o resultado de projeto
piloto que mede a satisfação dos consumidores com seus convênios médicos.
O
levantamento revela que, das 89
operadoras que participaram do processo, apenas nove conseguiram ficar na faixa de maior satisfação do
consumidor.
Ou
seja, apenas 10% entregam plenamente o
que prometem.
A
agência também divulgará um mapeamento sobre a oferta de planos individuais e familiares no mercado nacional, já que esse
segmento - ao contrário dos contratos coletivos - tem preços controlados e vem
sendo alvo de desinteresse das empresas
que estão deixando de comercializar o produto.
O
caso mais recente de saída desse mercado foi a Golden Cross, que repassou todos
os cliente individuais para a Unimed-Rio. A intenção é mostrar que a oferta
está firme. “Não há desabastecimento”, defende Longo.[...]
Grifo nosso
Fonte: Correio Braziliense / Marinella Castro
2) Matéria publicada pelo Site ANS em 02/10/2013:
ANS avalia pela 1ª vez
a satisfação do consumidor com sua operadora
Pesquisa inédita da Agência
Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aponta que 72% dos consumidores
entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o seu plano de
saúde.
O
levantamento foi realizado por 89
operadoras de grande e médio porte, que englobam 17 milhões de consumidores de planos de assistência médica e
exclusivamente odontológicos no país – ou seja, 25% do total de beneficiários desses planos.
Foram,
ao todo, 67.322 entrevistados. A ANS auditou a pesquisa.
É
a primeira vez que a ANS realiza um levantamento deste tipo, focado na
satisfação e nas expectativas do consumidor em relação à sua operadora.
Os dados obtidos,
entretanto, não podem ser interpretados como resultado de todo o setor de saúde
suplementar.
A coleta de dados ocorreu
entre agosto e novembro de 2012,
a partir da adesão voluntária das operadoras, que receberam como incentivo a
pontuação no Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS e, por
consequência, no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Em 2014,
será obrigatória a participação de empresas com 100 mil ou mais beneficiários. [...]
A
pesquisa revela a impressão atual dos consumidores quanto às operadoras.
Entre os entrevistados,
89,15% haviam utilizado o plano de saúde no último ano.
Para
65,46% do total de entrevistados, os
serviços do seu plano de saúde superaram
as expectativas e 84,9%
recomendariam o seu plano de saúde para outros consumidores.
Detalhamento dos resultados
Das
89 operadoras, nove apresentaram uma maior concentração de consumidores
muito satisfeitos.
Entre os entrevistados, a
qualidade dos serviços prestados pelos hospitais, consultórios e clínicas
credenciados pelo plano de saúde – ou seja, a rede que dispõe – atingiu o
índice de avaliação positiva mais alto (73,44%), seguido pela avaliação
geral do plano (que alcançou 71,99%). [...]
O
maior grau de insatisfação foi
justamente em relação aos prazos para autorização de procedimentos (15,33%), o
que corrobora com ações de fiscalização da ANS, como a do monitoramento da
garantia de atendimento ao consumidor.
A
amostragem foi composta por consumidores de planos de saúde com idade igual ou
superior a 18 anos, residentes em todas as capitais brasileiras.
A
seleção foi aleatória e seguiu a proporcionalidade por unidade da federação.
Os
resultados da pesquisa de satisfação dos beneficiários, a partir do ano base
2012, compõem um novo indicador para o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar
da ANS. Esse novo indicador possui peso alto na Satisfação dos Beneficiários,
dimensão que representa 20% do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar
(IDSS).
O
índice é divulgado pela ANS todos os anos e visa facilitar a escolha do
consumidor pelo plano de saúde mais adequado à sua situação.
Título original: ANS avalia pela 1ª vez a satisfação do
consumidor com sua operadora
Grifo nosso
Fonte: ANS
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