quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ANS: Pesquisa ou informação desencontrada?

Pesquisa. Segundo o dicionário Houaiss, esse verbete significa substantivo feminino, conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico etc; investigação ou indagação minuciosa.

Atendo à expressão “investigação ou indagação minuciosa”, foi detectado uma incoerência nas informações concedidas pela ANS Agência Nacional de Saúde como o próprio site informa, - é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil - no que tange à satisfação dos clientes dos planos de saúde.

Na primeira divulgação da pesquisa datada em 23/09/2013, a ANS informou altos índices de insatisfação por parte do usuário.

Na segunda divulgação a pesquisa datada em 02/10/2013 informou altos índices de satisfação por parte do usuário.

Resta saber a quem interessa essa divulgação desencontrada dessa pesquisa e apenas informar que, as operadoras segundo a metodologia aderiram ao certame deliberadamente.


Leia a seguir e tire suas próprias conclusões

1) Matéria publicada no jornal Correio Brasiliense em 23/09/2013

ANS avalia 89 operadoras e apenas nove satisfazem consumidor

Presidente da Agência Nacional de Saúde diz que atendimento das operadoras ainda deixa a desejar. 

                         
Em meio à batalha judicial iniciada pelos grandes planos de saúde para reverter as punições que suspendem a venda de convênios no país, o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo, diz que o órgão brigará na Justiça, sem trégua, para manter o atual método de cálculo e avaliação das infrações.

A intenção é prosseguir com a suspensão da venda de 212 planos de 21 operadoras, que não conseguiram atender seus consumidores dentro de prazos estabelecidos pela legislação e acumulam reclamações como a negativa de cobertura.

A medida está sub judice, o que prejudica os consumidores, que continuam comprando planos de péssima qualidade e, pior, pagando caro. “Podemos e devemos reverter esse processo na Justiça”, sustenta o executivo.
Para ele, processos para melhorar a qualidade dos convênios estão sendo intensificados.

Nos próximos dias, a ANS divulgará o resultado de projeto piloto que mede a satisfação dos consumidores com seus convênios médicos.

O levantamento revela que, das 89 operadoras que participaram do processo, apenas nove conseguiram ficar na faixa de maior satisfação do consumidor.

Ou seja, apenas 10% entregam plenamente o que prometem.

A agência também divulgará um mapeamento sobre a oferta de planos individuais e familiares no mercado nacional, já que esse segmento - ao contrário dos contratos coletivos - tem preços controlados e vem sendo alvo de desinteresse das empresas que estão deixando de comercializar o produto.

O caso mais recente de saída desse mercado foi a Golden Cross, que repassou todos os cliente individuais para a Unimed-Rio. A intenção é mostrar que a oferta está firme. “Não há desabastecimento”, defende Longo.[...]  


Grifo nosso

Fonte: Correio Braziliense / Marinella Castro  

2)     Matéria publicada pelo Site  ANS em 02/10/2013

ANS avalia pela 1ª vez a satisfação do consumidor com sua operadora 

Pesquisa inédita da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aponta que 72% dos consumidores entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o seu plano de saúde.

O levantamento foi realizado por 89 operadoras de grande e médio porte, que englobam 17 milhões de consumidores de planos de assistência médica e exclusivamente odontológicos no país – ou seja, 25% do total de beneficiários desses planos.

Foram, ao todo, 67.322 entrevistados. A ANS auditou a pesquisa.

É a primeira vez que a ANS realiza um levantamento deste tipo, focado na satisfação e nas expectativas do consumidor em relação à sua operadora.

Os dados obtidos, entretanto, não podem ser interpretados como resultado de todo o setor de saúde suplementar.

A coleta de dados ocorreu entre agosto e novembro de 2012, a partir da adesão voluntária das operadoras, que receberam como incentivo a pontuação no Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS e, por consequência, no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Em 2014, será obrigatória a participação de empresas com 100 mil ou mais beneficiários. [...]

A pesquisa revela a impressão atual dos consumidores quanto às operadoras.

Entre os entrevistados, 89,15% haviam utilizado o plano de saúde no último ano.

Para 65,46% do total de entrevistados, os serviços do seu plano de saúde superaram as expectativas e 84,9% recomendariam o seu plano de saúde para outros consumidores.

Detalhamento dos resultados

Das 89 operadoras, nove apresentaram uma maior concentração de consumidores muito satisfeitos.

Entre os entrevistados, a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais, consultórios e clínicas credenciados pelo plano de saúde – ou seja, a rede que dispõe – atingiu o índice de avaliação positiva mais alto (73,44%), seguido pela avaliação geral do plano (que alcançou 71,99%). [...]

O maior grau de insatisfação foi justamente em relação aos prazos para autorização de procedimentos (15,33%), o que corrobora com ações de fiscalização da ANS, como a do monitoramento da garantia de atendimento ao consumidor.

A amostragem foi composta por consumidores de planos de saúde com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em todas as capitais brasileiras.

A seleção foi aleatória e seguiu a proporcionalidade por unidade da federação.

Os resultados da pesquisa de satisfação dos beneficiários, a partir do ano base 2012, compõem um novo indicador para o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS. Esse novo indicador possui peso alto na Satisfação dos Beneficiários, dimensão que representa 20% do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).

O índice é divulgado pela ANS todos os anos e visa facilitar a escolha do consumidor pelo plano de saúde mais adequado à sua situação.


Título original: ANS avalia pela 1ª vez a satisfação do consumidor com sua operadora

Grifo nosso

Fonte: ANS

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