segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Naturólogos e Terapeuta Naturalista. Eis a possibilidade de regulamentação de mais duas atividades ligadas à saúde

Entidades defendem acordo entre terapeutas naturistas e naturólogos para regulamentar profissões.

Especialistas que participaram de audiência pública nesta quinta-feira passada na Comissão de Seguridade Social e Família concordaram que as profissões de terapeutas naturistas e naturólogos têm atuação diferenciada, mas que podem ser regulamentadas por uma única lei.

Segundo o PL 6959/10, da Comissão de Legislação Participativa, terapeuta naturista é o profissional da área de saúde que se utiliza dos recursos primordiais da natureza e do fluxo de energia vital do ser humano para manter ou restabelecer a saúde do indivíduo.

Já o PL 3804/12, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), estabelece como atividades do naturólogo a aplicação de técnicas, métodos, procedimentos e sistemas terapêuticos tidos como holísticos, sistêmicos ou integrativos, que utilizam práticas naturais em saúde visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde.

A vice-presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Luziana Carvalho de Albuquerque Maranhão destacou que as duas práticas são importantes, mas é preciso definir com clareza o que faz o terapeuta naturista. “Dizer que ele utiliza da natureza é um conceito muito vago”, disse.

Segundo ela, práticas integrativas e complementares são muito importantes e o desejo é que terapeutas e naturólogos entrem em um acordo.

O relator dos projetos, deputado Mandetta (DEM-MS), que requisitou a audiência, declarou se não houver maiores esclarecimentos e entendimentos, os textos serão rejeitados. “O desafio é diminuir as distâncias e construir um texto comum”, disse.

Faculdades

A professora do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi Adriana Elias Magno da Silva também frisou que existem cursos de nível superior para naturólogos, contemplando exigências do Ministério da Educação e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com a formação, o profissional é capaz de atuar em hospitais no cuidado paliativo para amenizar efeitos colaterais com as práticas, e também em pesquisas.

O corregedor do Conselho Federal de Medicina, José Fernando Maia Vinagro, disse ser contra a criação de faculdades para formar profissionais e não saber onde inseri-los. “Precisamos mudar essa equação perversa.

Quando a faculdade for criada, a profissão já deve estar regulamentada”, disse.

Profissão cooperativa

A professora do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi Adriana Elias Magno da Silva assinalou que a naturologia e os terapeutas naturistas são frutos de um processo social de movimento a favor de questões ecológicas e naturais, da década de 60, quando valores e paradigmas começaram a ser questionados.

“O naturólogo observa o paciente de maneira abrangente e trabalha todo o processo - saúde e doença - de maneira integrativa e complementar, abordando aspectos físicos e emocionais.

O foco de atendimento da naturologia não é curativo, está mais ligado a aspectos de bem estar e qualidade de vida”, esclareceu.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Naturologia Daniel Mauricio de Oliveira Rodrigues destacou que a naturologia não é uma profissão exclusiva, mas cooperativa.

Para Daniel Rodrigues, em centros de terapia ocupacional deve haver médicos, homeopatas, fisioterapeutas, naturólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, entre outros.

Já a vice-presidente da Federação Nacional dos Terapeutas (Fenate) Adeilde Marques, declarou que o terapeuta está em hospitais e postos de saúde, mas apenas como voluntário.

Segundo informou, a Fenate sugeriu o Projeto de Lei que regulamenta a profissão de terapeuta naturista para beneficiar mais de 600 mil profissionais que atuam no ramo.

Segundo Adeilde, o Ministério da Saúde autoriza e reconhece o valor terapêutico e incentiva as unidades de saúde a adotarem as terapias, mas os terapeutas não participam do processo.

O diretor do Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas, Moriel Sophia, declarou que em muitos municípios prefeitos aprovaram projetos para que os terapeutas naturistas englobem o sistema de saúde e ganhem salários.

Ele afirmou que o terapeuta não deve prescrever, mas apenas sugerir que sejam feitos procedimentos e que o diagnóstico cabe ao médico.[...]

Grifo nosso

Título original: Acordo entre terapeutas naturistas e naturólogos para regulamentar profissões

Fonte: Poder e Saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário