segunda-feira, 6 de abril de 2015

O ensino médico pede socorro!! + 61 + 248 cursos existentes = 309. Onde residirá a qualidade?

Resultado de imagem para imagem laboratorio medicina

Governo prioriza Norte, Nordeste e Centro-Oeste para criação de curso de Medicina

Foram pré-selecionadas 22 cidades de oito estados das regiões que possuem menor proporção de vagas de graduação e médicos por habitantes.

A expansão da formação médica no país recebe novo impulso este ano.

O Governo Federal selecionou mais 22 municípios para a criação de cursos de Medicina em instituições particulares. Essas cidades estão em oito estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões com menor proporção de vagas de graduação e médicos por habitantes. 

A medida faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos para ampliar a oferta do curso superior nas regiões que mais precisam.

Confira aqui a lista de municípios pré-selecionados:

AL São Miguel dos Campos - AM Parintins - BA Brumado,  Irecê, Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim - CE Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim, Russas - GO Itumbiara – MA Chapadinha, Codó, Santa Inês - PA Bragança, Breves, Cametá, Castanhal - PE Araripina, Arcoverde, Salgueiro.

“A criação de cursos de Medicina é uma das medidas mais estruturantes do Mais Médicos, pois permite chegarmos a meta de 600 mil médicos em todo o país até 2026. Mas sabemos da importância de expandir as vagas invertendo a lógica que existia antes. Agora, vamos ampliar a formação médica conforme as necessidades identificadas pelo governo federal”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. [...]

Com o objetivo de focar em municípios com maior escassez de médicos, o Governo Federal definiu algumas regras inovadoras em compararão com a seleção anterior.

Nesta chamada, só foram pré-selecionadas cidades que se localizam em estados com relação de vagas em curso de medicina por 10 mil habitantes inferior a 1,34 e com índice de médicos a cada mil habitantes menor que 2,7. Também é necessário que o município esteja a pelo menos 75 quilômetros de qualquer curso de medicina existente.

Além desses requisitos, foram utilizados também outros critérios objetivos para a pré-seleção: não ser capital de estado; não ter curso de medicina; ter mais de 50 mil habitantes; e estar localizado em região com estrutura de saúde e de equipamentos públicos, cenários de atenção na rede e programas de saúde adequados para comportar a oferta de graduação em medicina.

Próximas Etapas – Após a adesão dos municípios interessados, serão realizadas visitas técnicas in loco, entre 11 de maio a 26 de junho. A finalidade é verificar se a estrutura da rede de saúde local atende o mínimo necessário para comportar as atividades práticas do curso de medicina.

Para ser selecionado, o município precisa ter número de leitos do SUS por aluno igual ou maior a cinco; número de alunos por equipes de atenção básica menor ou igual a três; leitos de urgência e emergência ou pronto socorro; adesão ao PMAQ, programa de reestruturação de unidades básicas de saúde; centros de atenção psicossocial; hospital de ensino ou unidade hospitalar com mais de 80 leitos; e existência de, pelo menos, três programas de residência médica nas especialidades prioritárias (como Medicina Geral de Família e Comunidade), que podem ser abertos no primeiro ano de funcionamento do curso. [...]

 [...] A meta é chegar à oferta de atingir 11,5 mil até 2017.

Em relação à residência médica, está prevista a criação de 12,4 mil vagas para formação de especialistas até 2018, com o foco nas áreas prioritárias para o SUS. [...]


Título original: URGENTE: O ensino médico pede socorro!! + 61 cursos
Grifo nosso
Fonte: escolasmedicas.com.br
Imagem: flickr.com

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário