terça-feira, 12 de abril de 2016

Senado: Comissão votará limites para gordura, açúcar e sódio em alimentos e outras medidas

Resultado de imagem para imagem alimentos prejudiciais à saúde
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) fará reunião deliberativa na quarta-feira (13), às 9h.

Entre os projetos que podem ser analisados, estão dois que criam restrições para gorduras e açúcares em alimentos e para o uso de anabolizantes.

Será votado na forma de substitutivo o PLS 106/2011. O texto a ser analisado determina que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleça limites para as quantidades de gordura saturada, açúcares livres e sódio nos alimentos.

Esses limites deverão ser revisados a cada quatro anos, no máximo.

O projeto também proíbe a fabricação e comercialização de alimentos que contenham gordura trans artificial.[...]

A decisão da CAS é *terminativa, o que significa que a proposta poderá seguir para a Câmara dos Deputados caso seja aprovada e não haja recurso para votação do texto pelo Plenário.

Academias de Ginástica

Já o PLS 120/2015 exige que as academias de ginástica e outros estabelecimentos esportivos exponham mensagens de advertência quanto aos riscos do uso indiscriminado de esteroides ou peptídeos anabolizantes.
A decisão da CAS também terá *caráter terminativo.

Planos de Saúde

A comissão também poderá analisar o PLS 313/2014, que altera a legislação sobre planos de saúde para excluir da hipótese de terapias experimentais aqueles tratamentos cientificamente comprovados.

O objetivo é garantir que as operadoras de planos não neguem aos clientes tratamentos mais modernos sob a definição de terapias experimentais. [...]

Mais Médicos

PLS 266/2014, que determina envio de lista de tutores dos intercambistas do programa Mais Médicos para o Conselho Regional de Medicina correspondente;[...]

*Decisão Terminativa - É aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Depois de aprovados pela comissão, alguns projetos não vão a Plenário: eles são enviados diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhados à sanção, promulgados ou arquivados. Eles somente serão votados pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado ao presidente da Casa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis.

Grifo nosso
Fonte: Agência Senado/ Geraldo Magela
Imagem:mulher.com.br

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário