quinta-feira, 4 de abril de 2013

Hospital Albert Einstein libera bicho de estimação para visitas em pacientes. Exemplo a ser seguido?


O Hospital Albert Einstein, a primeira instituição de saúde da América Latina e que figura em 35º hospital do mundo, titulo concedido pela organização americana Planetree, resolveu inovar no Brasil ao permitir que pacientes internados recebam visitas de seus bichos de estimação.

Segundo o Jornal Folha de São Paulo "após três anos de testes e preparo de equipes, o hospital liberou, sob rígido protocolo, que bichos de estimação, às vezes considerados membros da família, visitem pessoas internadas --mesmo em unidades semi-intensivas".

Dispensa-se comentários a despeito da satisfação dos pacientes sobretudo aqueles que veem no animal um companheiro de todas as horas e não raro, seu único e verdadeiro companheiro.

Estudos científicos dão conta que a relação afetuosa do animal com os humanos facilitam em muito inclusive, a socialização da criança e a afetuosidade junto aos idosos principalmente aqueles que vivem sozinhos.

O coordenador da área que implanta as medidas de humanização no Hospital Albert Einstein Paulo de Tarso Lima afirma que, "não está se falando de uma vontade de todos os pacientes" e que "também não se autoriza a presença dos bichos em qualquer lugar, de qualquer maneira".

Prossegue o médico afirmando que, “o contato com os bichos pode levar felicidade, paz e bem-estar e auxiliar a recuperação de algumas pessoas. O encontro com um cão ajuda a relaxar, a retomar a preocupação com o corpo, o que pode ficar perdido em pacientes crônicos."

Ainda segundo a reportagem, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo e a Sociedade Brasileira de Infectologia não se pronunciaram sobre o assunto.

Porém, em função da qualidade da saúde prestada e pela seriedade assumida com a medida, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Einstein adotou algumas medidas protocolares que devem ser seguidas como segue:

  • Somente são aceitos cachorros, gatos e pássaros de estimação;
  • É preciso autorização do médico com a devida anotação no prontuário do paciente;
  • Deverá ser apresentada a carteira de vacinação atualizada do animal;
  • Comprovante que o animal tomou banho nas últimas 24 horas;
  • O local de visita é predeterminado pela equipe de enfermagem;
  • A equipe de segurança hospitalar acompanhará a visita.
Certamente não deixa de ser uma medida encorajadora para alguns administradores de hospitais que já cogitaram essa hipótese porém, os mesmos devem se sentirem desencorajados em função da dificuldade do estudo de viabilidade, do cumprimento e implementação dessa atitude inovadora.

Comentário: João Bosco

Fonte: Folhaonline / Jairo Marques – Site Hospital Albert Einstein

Sem comentários:

Enviar um comentário