quinta-feira, 18 de abril de 2013

Lei tira exigência de pós-graduação para novos professores de federais


Países como a Alemanha, Noruega e a própria Coreia do Sul, tem em seus mestres uma deferência e respeito que, ao se dizerem professores são considerados como um magistrado ou médico - afinal, no Brasil diz a lenda que todo pai queria ter um filho médico-

Longe de afirmar que os professores são seres diferentes dos outros mas, se diferem pela profissão que exercem na consequência prática que consta de sua profissão. A de ensinar.

Sabem eles, os alemães, noruegueses, coreanos enfim, que sem um corpo docente qualificado, bem remunerado e com as condições de trabalho à altura de seu nobre trabalho, uma nação não próspera ao ponto de se notabilizar.

Irremediavelmente, o Brasil, mais uma vez na contramão da história, edita uma lei que desqualifica o professor tornando a exigência de inserção nas universidades federais ainda menos significante.

Estudos demonstram que a maioria dos concursados para professores não atingem a nota mínima suficiente para a aprovação. O resultado disso é a falta de professores qualificados. Ou melhor expressando, a falta de uma decente qualificação para o professor.

Conforme a matéria exibida a seguir, as instituições ficaram impedidas de exigir mestrado ou doutorado dos candidatos. Isso mesmo IMPEDIDAS.

Ou seja, agora qualquer pessoa graduada pode pleitear uma vaga de professor em uma universidade federal.

Antes da edição da lei, as federais poderiam exigir do candidato o curso de mestrado ou doutorado, de acordo com a necessidade da cadeira. Poderiam concorrer aqueles somente titulados com mestrado ou mestrado e doutorado.

Levantamento acerca a titulação dos professores das universidades federais, num universo de 73.400 docentes, 5.000 detêm apenas graduação, 3.700 portam graduação com especialização, 19.200 são portadores do titulo de mestrado e 45.500 professores tem doutorado.

Porém, o MEC - Ministério da Educação -  preconizou que vai mudar a legislação para garantir a possibilidade de exigência de mestrado e doutorado.

Entre o sonho e a realidade existem dois mundos.

O primeiro é que a presidente sancionou uma lei que em seguida, o ministério da Educação hierarquicamente subordinado afirma que a mudará.

O segundo e ainda mais difícil, é a mobilização dos parlamentares para essa possível mudança sobretudo em época que se avizinha as eleições de 2014.

Portanto, o reconhecimento de um erro é um gesto nobre. O problema é que nesse caso, o país se penitenciará pelo erro errado.


OBS: O BLOG pesquisou e encontrou a referida  lei que trata do assunto em voga.

Publicada sob nº 12.772/12  sendo a não exigência para os títulos ora afirmados para professores da classe de professor auxiliar elencado no artigo 8º, parágrafo 1º.

Entretanto, reza a mesma lei, para o ingresso no Cargo Isolado de Professor Titular-Livre do Magistério Superior consta em seu artigo 9º exigência de doutorado. 

Eis a matéria:

Uma lei de iniciativa do governo federal que entrou em vigor no mês passado determinou que as universidades federais não podem mais exigir nos concursos para professor os títulos de mestre ou doutor dos candidatos.

Na prática, quem só tiver diploma de graduação pode agora disputar todas as vagas abertas nas universidades. Até então, esses candidatos eram aceitos como exceção.

Após ser procurado pela Folha, o governo afirmou ontem que pretende alterar novamente a regra, para que as instituições possam voltar a exigir diploma de pós-graduação, como condição primordial para a inscrição.

O governo ainda não sabe, porém, se mandará um projeto de lei ao Congresso ou se editará medida provisória.
Dirigentes de universidades disseram à Folha que o Executivo não tinha a intenção de proibir a exigência de mestrado ou doutorado.

Houve um erro no projeto, segundo eles, só percebido quando as universidades consultaram suas áreas jurídicas para abrir os concursos.

A mudança, porém, já trouxe resultados práticos.

A Federal de Santa Catarina, por exemplo, está selecionando 200 professores com diploma de graduação (inicialmente, exigia doutorado).

Na Federal de Pernambuco, os departamentos de física e de química decidiram suspender os processos por discordar da nova regra.

Desde a década de 1990, a praxe nos concursos é exigir que os candidatos tenham doutorado ou mestrado, como forma de buscar melhor qualidade no ensino e na pesquisa. Hoje, 90% dos docentes das federais têm uma pós.

O Ministério da Educação passou a ser pressionado pelas universidades após a consultoria jurídica da pasta publicar parecer confirmando que a lei em vigor agora proíbe que as instituições barrem candidatos sem pós.

"Manifestamos publicamente nossa insatisfação, por acreditar que, sem titulação pós-graduada, a competência acadêmica e a formação de recursos humanos ficarão seriamente comprometidas", disse, em nota, o departamento de física da Universidade Federal de Pernambuco, um dos mais produtivos do país.

O Conselho Universitário da Unifesp (Federal de São Paulo) emitiu na semana passada nota de repúdio à lei, por entender que ela fere a sua autonomia de escolher o perfil dos novos docentes.

Comentário: João Bosco

Fonte: Folhaonline / Fábio Takahashi

Sem comentários:

Enviar um comentário