segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ANVISA publica manual sobre conforto em estabelecimentos de saúde e segurança contra incêndio em estabelecimentos assistenciais de saúde


Resultado de imagem para imagem logo anvisa

Já está disponível para consulta online o manual Conforto Ambiental em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde”.

O guia tem orientações para a melhoria de ambientes destinados ao atendimento à saúde a fim de aumentar a comodidade de pacientes, trabalhadores e demais usuários desses estabelecimentos. [...]

[...] A obra, direcionada a gestores, projetistas de prédios hospitalares, profissionais da área e autoridades sanitárias, será distribuída a vigilâncias sanitárias, hospitais e profissionais de saúde.

O documento conta com 166 páginas, separadas em capítulos como “Conforto Ambiental e Humano” e “Conforto: Sensações e Percepções”.[...]

[...] As orientações contidas no manual buscam um equilíbrio entre as determinações dos regulamentos técnicos e as diversidades ambiental, social e cultural presentes quando da concepção predial de hospitais, clínicas, postos de saúde, por exemplo.


O manual foi escrito pelo doutor em Arquitetura de Ambientes de Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fábio Oliveira Bitencourt Filho.

O guia contou com a supervisão de técnicos da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Anvisa, por meio de cooperação com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS).

O guia foi lançado em versão impressa durante o VI Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar: “Excelência em Ambientes de Saúde – Experiências e Evidências”. O encontro ocorreu entre 27 e 29 de agosto, em Florianópolis (SC).

No evento, a Agência também lançou o manual Segurança contra Incêndio em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde.

As obras, que tiveram tiragem inicial de três mil exemplares, foram distribuídas entre arquitetos, engenheiros, gestores e profissionais de vigilância sanitária que participam da avaliação de projetos físicos de serviços de saúde.

Grifo nosso
Fonte: ANVISA
Imagem: negocioslp.com.br

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário