terça-feira, 9 de setembro de 2014

Elevadores de hospitais são maiores foco de bactérias do que banheiros



Um estudo realizado na Universidade de Toronto (Canadá) descobriu que os botões de elevador são uma grande fonte de transmissão de bactéria, mais até do que banheiros. O trabalho foi publicado no jornal Open Medicine.


Hospitais sofrem com as temidas infecções hospitalares (Veja aqui) e com agentes patogênicos que se espalham por todas as partes, de equipamentos a roupas. O estudo foi conduzido por três médicos que analisaram 120 botões de elevadores e as superfícies de 96 banheiros de três hospitais de Toronto.

Foram coletadas amostras nos painéis dos elevadores, assim como de maçanetas e de botões de descarga dos sanitários.

Em laboratório, foi descoberto que a prevalência de bactérias nos banheiros era de 43%, enquanto que nos elevadores esse número chegou a 61%. O resultado coloca os botões no mesmo grau de contaminação encontrado em controles remotos de hotéis e revistas que ficam em salas de recepção.

Os pesquisadores ressaltam que tanto as superfícies de banheiros como as de elevadores ainda são mais limpas do que os teclados de computadores e aparelhos de ultrassom.

Importante salientar que as bactérias encontradas nos botões dos elevadores possuem baixa patogenicidade, ou seja, as chances de que elas causem doenças são reduzidas para pessoas saudáveis, mas ainda perigosas para pacientes internados, com baixa imunidade.

Fonte: Setor Saúde
Imagem: g1.globo.com

Curta e compartilhe no Facebook


Sem comentários:

Enviar um comentário