quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CFM aprova área de atuação em Cirurgia Bariátrica



Chancela permitirá que profissionais sejam formados seguindo nova especialidade. 

Para SBCBM, segurança dos pacientes será aumentada.

A Comissão Mista de Especialidades do Conselho Federal de Medicina anunciou esta semana a aprovação da área de atuação em Cirurgia Bariátrica, tornando-a uma área de atuação reconhecida.

Antes, o cirurgião bariátrico, apesar de ter a prática orientada e fiscalizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), não possuía a chancela para que profissionais da saúde se formassem com esta especialidade.


Segundo o CFM, o reconhecimento ampliará os horizontes da cirurgia bariátrica e metabólica no Brasil, permitindo mais ações na formação e educação continuada dos profissionais da área. Aumenta ainda a segurança e saúde das pessoas que realizam o tratamento cirúrgico da obesidade.

Para Almino Ramos, presidente da SBCBM, a notícia vem em um bom momento, e o acesso ao título de área de atuação em cirurgia bariátrica representará um avanço para a cirurgia bariátrica e metabólica no Brasil.

Atualmente, a sociedade possui cerca de 1260 sócios, entre cirurgiões e especialidades associadas (endocrinologia, cardiologia, educação física, fisioterapia, enfermagem etc) com representantes em 15 capítulos e 10 delegacias espalhados no País.

Os próximos passos do protocolo envolvem acordos entre CFM, Associação Médica Brasileira (AMB), Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e SBCBM.

Grifo nosso
Fonte: Saudebusiness365
Imagem:patrocinioonline

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário