terça-feira, 18 de novembro de 2014

Farmácia quer ampliar prestação de serviços


Resultado de imagem para imagem farmacia

Redes pretendem oferecer de programa de perda de peso a controle de fumo.

 [...] Desde agosto, quando uma mudança na legislação do setor mencionou expressamente que a farmácia pode ser uma unidade de prestação de serviços para assistência à saúde, a Abrafarma (associação que reúne as grandes redes) começou a desenvolver uma série de tipos de serviço possíveis.

Segundo Sérgio Mena Barreto, presidente da Abrafarma, por enquanto existem oito serviços em elaboração, projetos que serão enviados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em busca de autorização.


São exemplos de serviços que as farmácias pretendem vender a seus clientes acompanhamento por farmacêuticos para parar de fumar, perda de peso, controle de colesterol, diabetes, hipertensão e gerenciamento do consumo de medicamentos prescritos pelo médico.

FURO DE ORELHA

Segundo Barreto, a ideia não é sugerir que os farmacêuticos no futuro possam dividir com os médicos a função de prescrever remédios nem que os próprios consultórios dos médicos sejam instalados dentro das farmácias, como ocorre nos EUA.

"A nossa lei não permite isso. Mas no Brasil ainda é baixa a interação com o farmacêutico. Os serviços prestados são poucos, como furo de orelha e medição de glicose."

Para Barreto, ainda há no país "a mítica de que um modelo mais abrangente de farmácia incentiva o consumidor a comprar mais remédio".

A expansão do leque de possibilidades nas drogarias deu os primeiros passos no país no início dos anos 2000, quando elas começaram a vender itens de conveniência, abrangendo até recarga de celular e serviços bancários.

Após mais de dez anos de idas e vindas na Justiça, em agosto deste ano as farmácias foram definitivamente autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal a vender produtos de conveniência, além de remédios, como fazem as farmácias americanas.

Entendem-se por conveniência barras de cereais, câmeras fotográficas, meias, leite em pó, repelente e picolé, entre outros itens de uma lista que, segundo os varejistas, deve ficar cada vez mais abrangente no futuro.

CONSOLIDAÇÃO

A evolução abriu caminho para a consolidação do setor e o interesse de redes estrangeiras no mercado brasileiro, como foi o caso da americana CVS, que no ano passado comprou a brasileira Onofre.

"Houve insegurança por parte dos investidores no Brasil por vários anos. Mas hoje o ambiente regulatório está mais claro. Isso abre uma nova era no setor", diz Barreto.

O momento é oportuno para a introdução de novos serviços nas farmácias, de acordo com Natanael Costa, presidente do Sincofarma-SP (sindicato do setor).

"Não é só o mercado que se beneficia. A população está tendo carência até com os convênios particulares, e o atendimento farmacêutico supre uma parte da assistência mais básica", diz Costa.

A Anvisa informa que ainda avalia o impacto da nova legislação e as possíveis alterações que possam ser necessárias nos marcos regulatórios. "Neste momento não temos como avaliar a possível proposta da Abrafarma, que ainda não foi apresentada à Anvisa", afirma a agência.

O QUE AS FARMÁCIAS QUEREM OFERECER
           
1 Programa de perda de peso;
2 Acompanhamento de índices de colesterol;
3 Gerenciamento personalizado de medicação;
4 Plano para abandonar o tabagismo;
5 Acompanhamento de hipertensão;
6 Controle de pacientes diabético;
7 Imunização com vacinas;
8 -Consultoria para o paciente preservar a própria saúde.


Grifo nosso
Fonte: Jornal Folha de São Paulo/ Joana Cunha
Imagem: farmaciadosclerigos.pai.pt

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário