quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Site permite a qualquer pessoa registrar recusa de cuidados em caso de doença terminal

Resultado de imagem para IMAGEM PACIENTE TERMINAL

O Brasil ganhou sua primeira plataforma on-line que permite a qualquer pessoa cadastrar e armazenar seu testamento vital, documento no qual registra a vontade de recusar procedimentos tidos como inúteis em casos de doenças terminais.


O Registro Nacional de Testamento Vital  (Rentev) foi criado pela advogada e doutora em Ciências da Saúde, Luciana Dadalto, de Minas Gerais.  (MG).

Basta acessar o sistema  e preencher o formulário.

O primeiro banco virtual de Testamento Vital do Brasil já conta com 20 testamentos vitais armazenados.

Criado na década de 1960, nos Estados Unidos , o Testamento Vital é um documento no qual uma pessoa registra sua vontade acerca dos cuidados, tratamentos e procedimentos que deseja ou não ser submetida quando estiver com uma doença terminal.


A prática ainda é pouco conhecida no Brasil e precisa de Lei que a regulamente, sendo hoje regulada apenas pela Resolução 1995/2012 do Conselho Federal de Medicina (CFM).   


A especialista diz que o tema é pouco discutido no Legislativo brasileiro e lembra que países como EUA, Espanha, Alemanha, Argentina, Uruguai e Portugal já legislaram sobre o assunto. “No Brasil, entendo que o Poder Legislativo não costuma tratar temas polêmicos, com potencial de gerar grandes discussões, e creio que esse seja um desses temas.

Ademais, existe um enorme desconhecimento do assunto por parte de todos os brasileiros, inclusive por membros do Legislativo”, afirma Luciana.

Todavia, segundo Luciana Dadalto, é seguro fazer um Testamento Vital, e tanto a resolução do CFM quanto a jurisprudência garantem a efetividade do documento. 

A resolução do CFM teve sua constitucionalidade questionada por meio de uma Ação Civil Pública, que já foi julgada.

O Poder Judiciário entendeu que a resolução CFM 1995/2012 é constitucional, ou seja, que o paciente pode manifestar a vontade por meio do Testamento Vital e que essa deverá ser respeitada. “Dessa forma, apesar de não haver legislação específica, já existe jurisprudência reconhecendo a validade do instituto”, garante.

Ela explica os cuidados que devem ser observados ao fazer o Testamento Vital: o documento deve ser feito com o auxílio de um médico de confiança e de um advogado especialista no assunto e, ainda, para conferir maior segurança jurídica, deve ser feito o registro em cartório.

O procedimento de registro do Testamento Vital no banco virtual é simples.

Por fim, será gerado um código de acesso que para o compartilhamento com pessoa de confiança.


Título original: Testamento Vital: Site permite a qualquer pessoa registrar recusa de cuidados em caso de doença terminal

Grifo nosso
Fonte: Ibdfam / Rota Jurídica / Wanessa Rodrigues
Imagem: enfermagem – cineart.blogspot

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário