quarta-feira, 12 de março de 2014

Comissão de Assuntos Sociais do Senado: Teste da linguinha pode se tornar obrigatório em maternidades

As maternidades podem ser obrigadas a realizar o chamado teste da linguinha nos recém-nascidos. Um projeto de lei da Câmara, que exige o procedimento, está pronto para ser votado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

De autoria do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 113/2013 obriga os hospitais e maternidades a realizarem o protocolo de avaliação do frênulo da língua nos bebês.

O objetivo é o diagnóstico precoce da anquiloglossia ou anciloglossia, mais conhecida como língua presa.

Segundo o autor, a língua presa pode causar dificuldades na sucção, na deglutição, na mastigação e na fala. A dificuldade na sucção causaria ainda o desmame precoce.

O teste da linguinha nos recém-nascidos possibilitaria o tratamento imediato e prevenção desses problemas.
Para o relator da matéria, senador Eduardo Amorim (PSC-SE), a medida é muito importante para a saúde das crianças.

Ele ressaltou o prejuízo que a doença pode causar nos primeiros dias e meses de vida, já que afeta a amamentação, e também quando as crianças estão maiores.


“Em etapas posteriores, outras funções, a exemplo da mastigação e da fala, também podem ser prejudicadas. O distúrbio da fala ou da pronúncia (dislalia) pode interferir nas atividades escolares, sociais e familiares da criança, o que ressalta a importância do diagnóstico e do tratamento precoces da anomalia”, afirmou Amorim.

De acordo com o relator, o tratamento cirúrgico da anquiloglossia, quando indicado, é simples, rápido e pode ser feito com anestesia local durante a permanência do bebê no hospital.

Se for aprovado pela CAS, o projeto seguirá para análise do Plenário do Senado.

Título original: CAS - Teste da linguinha pode se tornar obrigatório em maternidades

Grifo nosso

Fonte: Agência Senado

Curta e partilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário