sexta-feira, 14 de março de 2014

RDC 11/2014: Anvisa publica novo regulamento sanitário para diálise

No Dia Mundial do Rim, 13 de março, a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou o novo regulamento sanitário para o funcionamento dos serviços de diálise.

A nova norma atualiza e inova o texto anterior, editado em 2004.

A publicação da nova Resolução da Diretoria Colegiada, a futura RDC 11/ 2014, que deverá ser publicada no Diário Oficial da União (Dou) desta sexta-feira (14/3), traz mais segurança ao paciente renal crônico que se submete a sessões de diálise.

A RDC 11/2014 institui nos serviços de diálise os Núcleos de Segurança do Paciente, que estão obrigados a notificar à Anvisa sobre qualquer problema que a pessoa venha a sofrer no processo de assistência, desde pequenos eventos até casos grave, como, por exemplo, infecções.

Outra novidade da norma é o prazo de um ano para que os serviços de diálises ofereçam capilares descartáveis para pacientes portadores de hepatite.

Os capilares funcionam como um tipo de filtro e hoje são esterilizados por meio de reprocessamento e reutilizados.

A utilização de modelos descartáveis era obrigatória apenas para os pacientes com HIV.

De acordo com a gerente de Regulação e Controle Sanitário em Serviços de Saúde, Maria Ângela da Paz, a regra estabelece critérios para o processo dialítico e elenca padrões que devem ser seguidos pelos estabelecimentos de saúde para a melhoria da segurança do processo.

O grupo de trabalho que revisou a antiga resolução, a RDC 154/2004, e produziu a nova resolução, a RDC 11/2014, contou com representantes da comunidade acadêmica, da Anvisa, do Ministério da Saúde, das associações dos Pacientes Renais Crônicos do Brasil, dos Centros de Diálise e Transplantes e de Enfermagem em Nefrologia e da Sociedade Brasileira de Nefrologia.


Na mesma edição do DOU serão publicadas a RDC 11/2014 da Anvisa, a portaria do Ministério da Saúde que detalha a política de atendimento aos pacientes renais crônicos e a diretriz do MS para os profissionais de saúde que prestam assistência aos portadores destas patologias.

Acesse aqui RDC 11/2014

Grifo nosso

Fonte: Diário Oficial da União 

Curta e partilhe no Facebook 

Sem comentários:

Enviar um comentário