quinta-feira, 3 de abril de 2014

AMB: Projeto recebe mais de 900 denúncias em duas semanas de lançamento

De acordo com balanço realizado pela Associação Médica Brasileira (AMB), sobre o projeto Caixa Preta da Saúde – iniciativa da entidade para mapear os problemas da saúde pública e privada do Brasil –, foram feitas mais de 900 denúncias na plataforma online.

Os dados, atualizados nesta terça-feira, 25 de março, mostram que a maioria das reclamações refere-se à demora no atendimento do paciente.

Desde seu lançamento – em 12 de março –, o projeto contabilizou, no total, 921 denúncias, em média 65,7 por dia.


Contudo, 302 foram descartadas, porque não estavam de acordo com a política da iniciativa. Geralmente, as denúncias rejeitadas referiam-se a um simples desabafo ou envio de material que expunha a imagem de pacientes.

Os principais motivos de reclamações relatadas na plataforma da Caixa Preta da Saúde são:

·         Demora no atendimento, com 58% das denúncias;

·         Falta de leitos hospitalares (26%) e de medicamentos (37%);

·         Ausência de materiais para tratamento ou curativo (29%) e outros (56%). 

Cada denúncia pode reunir mais de um motivo.

Com 172 denúncias registradas na plataforma, o Estado de São Paulo apresentou o maior número de reclamações dos usuários dos sistemas de saúde público e privado, seguido por Bahia (83), Minas Gerais (77), Rio Grande do Sul (57) e Rio de Janeiro (37).

Já os Estados do Acre e Alagoas são os que menos apresentaram denúncias, cada um com apenas uma reclamação.

Segundo a AMB, apesar do projeto ter, em apenas duas semanas, superado as expectativas da entidade, é necessário ainda mobilizar a população dos Estados com menor número de denúncias registradas a utilizarem a plataforma.

Os interessados em realizar qualquer denúncia, relacionada ao sistema público e privado de saúde brasileiro, podem acessar aqui.

Na página de abertura, aparecerá um mapa do Brasil onde é possível realizar a denúncia – que pode ser feita, também, com o envio de fotos e pequenos vídeos. O portal permite que as reclamações de outras pessoas sejam compartilhadas pelo Facebook ou Twitter.

Grifo nosso

Título original: Projeto recebe mais de 900 denúncias em duas semanas de lançamento da iniciativa pela AMB

Fonte: CREMESP

Curta e partilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário