quarta-feira, 23 de abril de 2014

“Novidade”: Brasil é um dos cinco países com pior desempenho em saúde

Com o papel de informar sobre ambientes de negócios, a última atualização do Índice Bloomberg de Eficiência em Saúde ordenou os países de acordo com o nível de eficiência em saúde, medido pelos seguintes indicadores: a expectativa de vida ao nascer, o gasto em saúde como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) e o gasto per capita em saúde com a cobertura de atenção preventiva e curativa, planejamento familiar, atividades nutrição e cuidados de emergência.

Segundo o economista que atua no setor de saúde, André Medici, o primeiro indicador teria uma relação direta com a eficiência e os outros dois uma relação inversa.

 "Estes três indicadores foram combinados em um índice que varia de 0 a 100, onde a esperança de vida tem peso de 60%, o gasto em saúde como proporção do PIB tem um peso de 30% e o gasto absoluto percapita em saúde tem um peso de 10%", escreveu o economista.

Na pesquisa, foram considerados 48 países, incluindo o Brasil, com população mínima de 5 milhões de habitantes e renda percapita mínima de US$ 5.000.


As informações utilizadas foram baseadas em dados do Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e Organização Mundial de Saúde.

4003-105692049 800

Nesta direção, segundo Medici, o índice de eficiência da saúde, foi avaliado pelo que se pode alcançar em esperança de vida ao nascer (medida em anos) com a atual porcentagem de gasto em saúde, dado uma certa dimensão do gasto absoluto em saúde.

Resultados – Entre os 48 países analisados, os cinco mais eficientes, de acordo com os critérios estabelecidos, foram Hong Kong, Singapura, Japão, Israel e Espanha (nesta ordem) enquanto que os cinco mais ineficientes foram Brasil, Sérvia, Estados Unidos, Iran e Turquia.

Em relação à esperança de vida ao nascer, o Brasil empata com a República Dominicana, na 45ª posição.

"Todos os outros países da América Latina que entraram na análise - Cuba, Chile, México, Argentina, Equador, Venezuela, Peru e Colômbia – apresentam esperança de vida maior que a brasileira, mas paradoxalmente, todos eles tem um gasto per capita em saúde bem menor que o do Brasil, segundo os dados da Bloomberg [...]

O Brasil também ocupa a décima sexta posição em relação ao gasto mais elevado em saúde como proporção do PIB, alcançando quase 10%.

Com exceção de Cuba, é o país que apresenta a maior proporção de gasto per capita em saúde entre os latino-americanos.

A participação do gasto em saúde no PIB brasileiro é maior que a de países que reconhecidamente tem os sistemas de saúde de melhor qualidade, como Suécia, Finlândia, Reino Unido e Austrália.

Segundo o economista, o gasto em saúde no país vem aumentando rapidamente nos últimos anos devido à alguns problemas como a baixa participação do gasto público no gasto total em saúde e a elevada participação do gasto direto das famílias.

"Mesmo assim, entre 2001 e 2011, a participação do gasto público em saúde no Brasil como proporção do PIB aumentou de 3,1% para 4,1%, de acordo com informações também levantadas pela Bloomberg L.P", completa.

No que se refere ao gasto absoluto per capita com saúde, o Brasil apresenta ocupa a 26ª posição, tendo o maior gasto per capita entre o conjunto dos países latino-americanos selecionados e também gastos superiores a vários países do leste europeu como Hungria, Polônia, Sérvia, Bulgária e Romênia.

Medici conclui que os resultados permitem demonstrar que o Brasil, "não é um dos países que gasta menos em saúde, tanto do ponto de vista do gasto per capita, como do gasto de saúde como proporção do PIB.

Mas sua esperança de vida ao nascer é uma das mais baixas entre os 48 países selecionados pelo Índice da Bloomberg".

Além disso, ele conclui que países como o Brasil e Estados Unidos "estão sempre dentro do que poderia ser chamado de zona de ineficiência dos resultados em saúde com relação ao gasto, ocorrendo o inverso com países como Hong Kong e Singapura".[...]

Grifo nosso

Título original: Brasil é um dos cinco países com pior desempenho em saúde

Fonte: Monitor Saúde / Diagnóstico Web

Curta e partilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário