quarta-feira, 16 de abril de 2014

Pedidos de fármacos na Justiça são incluídos em lista do SUS

Medicamentos solicitados em ações judiciais têm sido incorporados à lista do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo governo federal.

Segundo o último levantamento disponível, das 18 marcas mais pedidas em 2012, seis passaram a ser distribuídos à população.

São remédios para tratamentos de câncer de mama (dois), artrite reumatoide, doença de Gaucher (raro distúrbio metabólico hereditário), câncer de pulmão e hipertensão arterial pulmonar.

No mesmo período, o Ministério da Saúde gastou ainda R$ 278,9 milhões com a aquisição desses 18 medicamentos para cerca de 523 pacientes, o equivalente a 78% do gasto total com a judicialização (R$ 355,8 milhões).

Entre 2010 e 2012, a União ampliou a lista de medicamentos oferecidos pelo SUS consideravelmente, passando de 550 para 810 itens.


Para dar mais celeridade ao processo -- e consequentemente reduzir a judicialização -- foi criada a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), em abril de 2012, e coordenada pelo Ministério da Saúde.

Pedidos na Justiça são incluídos em lista do SUS

Dois anos antes, através do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi instalado o Fórum da Saúde para monitorar e buscar soluções para o número crescente de demandas na área de saúde.

Entram na Justiça pedidos inusitados, como o de um companheiro de um portador de HIV que busca um medicamento para prevenir uma possível contaminação pelo vírus.

O Truvada foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2012, logo depois de ter recebido o aval do Food and Drug Administration (FDA), agência sanitária dos Estados Unidos.[...]

Grifo nosso

Título original: Pedidos na Justiça são incluídos em lista do SUS

Fonte: Jornal Valor Econômico / Diagnóstico Web

Curta e partilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário