terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Audiência discute criação de Comitê Gestor para a Rastreabilidade de Medicamentos

Cerca de 240 pessoas participaram da audiência pública sobre o sistema de Rastreabilidade.

O objetivo foi discutir a criação de um Comitê Gestor que possa gerir, monitorar e acompanhar a implantação do sistema e encaminhar providências necessárias para a consolidação do Sistema Nacional de Controle de Medicamento (SNCM), mais conhecido como Rastreabilidade.

De acordo com o diretor presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, “a consolidação do sistema será mais exitosa na medida em que permitimos uma presença mais organizada dos setores envolvidos e que precisam cumprir a norma”, defendeu Barbano.

Ele espera ainda que o comitê proponha medidas para a ampliação do sistema no futuro, já que está previsto que a rastreabilidade seja feita até o consumidor final.

Outra tarefa importante do Comitê será a definição de parâmetros para a integração da rastreabilidade com o sistema de medicamentos controlados, o SNGPC.

A proposta da Anvisa é pela criação de um comitê interdisciplinar e intersetorial coordenado pela Anvisa e com cerca de 21 participantes da cadeia produtiva, academia, governo e usuários.

 O trabalho deve começar já na primeira quinzena de fevereiro.

A principal questão levantada pelos participantes foi sobre a composição do comitê e a necessidade de que represente de forma equilibradas todos os segmentos envolvidos com o tema.


A Anvisa vai analisar nos próximos dias as sugestões encaminhadas para que as entidades possam indicar seus representantes nos comitês. 

Grifo nosso

Fonte: ANVISA

Curta e partilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário