terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

MPF/GO investiga execução do programa Mais Médicos

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) instaurou inquérito  civil (portaria nº 42/2014) para investigar eventual ação ou omissão ilícita da União e dos municípios goianos na execução do Programa Mais Médicos no estado de Goiás.

O MPF investiga fatos noticiados pela imprensa sobre problemas no funcionamento do programa, como o abandono das atividades por parte dos profissionais; dispensa, pelos municípios, de médicos integrantes da sua própria estrutura de saúde para justificar solicitação de profissionais do programa; médicos originários de Cuba que estariam sendo constrangidos no exercício do seu direito de locomoção no território nacional, entre outros.

O procurador da República Ailton Benedito considera preocupantes as notícias divulgadas, havendo a necessidade de diligências para colher informações, documentos e outros elementos aptos a alicerçar a atuação do MPF.

O objetivo é garantir o cumprimento das finalidades do programa para o fortalecimento da rede de atenção básica e a ampliação dos recursos humanos no Sistema Único de Saúde, levando médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Como primeira medida, o MPF expediu ofício ao Ministério da Saúde requisitando a cópia do termo de cooperação firmado com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), a relação dos municípios goianos contemplados pelo programa e os casos de abandono ou desistência de médicos, em Goiás, nominando os profissionais.

Além disso, o MPF requisitou a relação nominal e qualificação (nº de inscrição, país de origem, endereço no Brasil) dos médicos do programa em atividade no estado.


Também foi expedido ofício ao  Ministério Público do Trabalho da 10ª Região, requisitando-lhe cópia do inquérito civil referente ao Programa Mais Médicos. Os órgãos têm 10 dias para responder ao MPF.


Grifo nosso

Fonte: MPF/GO

Curta e partilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário