segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Justeza: Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma

Além de brasileiros, paraguaios e bolivianos também fazem as provas.

Com o principal objetivo de revalidar o diploma profissional para atuar no Brasil, 1.772 médicos formados fora do país iniciaram na manhã deste domingo (25), a primeira fase da avaliação do Exame de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida).

A prova foi realizada em Brasília, Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

O Revalida é uma avaliação organizada pelo Ministério da Educação destinada a candidatos formados em medicina no exterior que querem exercer a profissão no Brasil.

Os aprovados passam a ter seus diplomas revalidados no Brasil e recebem a autorização para atuarem permanentemente no país.

Quem participa do programa Mais Médicos não precisa fazer o Revalida.

Mas, sem o exame, a autorização para atuar como médico no Brasil é limitada ao programa federal.

Em Campo Grande (MS), além de brasileiros que fizeram o curso em instituições de outros países, muitos estrangeiros, como paraguaios e bolivianos, também fazem as provas, que começaram às 7h (horário local).

O exame foi aplicado no prédio da Faculdade de Medicina (Famed), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Prestando a prova do Revalida pela primeira vez, o boliviano PercyCastillo, de 27 anos, se formou há seis anos em uma universidade do seu país e tenta hoje obter a pontuação necessária para revalidar o diploma e trabalhar no Brasil.

Ciente da polêmica em volta do programa Mais Médicos do Governo Federal, ele diz que é contra a inicitiva e acha importante a avaliação para que os profissionais mostrem que também possuem conhecimento suficiente para atuar no país.

“Como alguém vai trabalhar corretamente no Brasil, se não conhece e não é avaliado sobre como é a medicina por aqui”, contestou Castillo.

Igualmente contra o Mais Médicos, o clínico geral paraguaio Giuliano Reichard Dorneles, de 32 anos, que tenta pelo segundo ano a revalidação do diploma. “Ano passado faltaram 18 pontos, mas esse ano estou confiante que irei passar”, afirmou Dorneles, que trabalha em CapitanBado, no Paraguai.[...]


[...] Os aprovados da primeira fase de todos os estados do Brasil terão a segunda etapa da prova realizada em Brasília onde serão avaliadas habilidades clínicas dos inscritos, simulando situações reais de atendimento médico.

Texto e título adaptados: João Bosco

Fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário