terça-feira, 17 de setembro de 2013

90% dos profissionais médicos foram aprovados nas provas de português

Sabe-se das duras críticas por parte de alguns muitos com relação à importação de profissionais médicos sem a devida incursão e, obrigatória aprovação no exame REVALIDA, norma essa, regulada por lei e portaria.

Ressalte-se porém que, a obrigatoriedade do exame não pertine apenas aos profissionais médicos mas sim, a todo e qualquer profissional de curso superior que tenciona exercer sua profissão no Brasil.

Entretanto como tudo na vida tem seu lado prático e bom, constatou-se que a língua portuguesa tão temida por grande parte do brasileiro nato e estrangeiros não é tão difícil assim.

Percebe-se que “nunca na história desse país” foi-se aplicado um curso relâmpago de uma cadeira tão complexa como nossa língua em que se alcançasse tão relevantes resultados.

Pode-se imaginar que os docentes são merecidamente os mais preparados do conjunto de mestres da língua portuguesa uma vez que, em meros 15 dias de treinamento clínico prático-teórico, normas, legislação e língua portuguesa, os respectivos discentes alçaram a enorme e elogiosa marca de 90% de aprovação em nossa temida língua.

Um feito histórico. Essa didática de ensino adotada na língua portuguesa deveria ser obrigatoriamente aplicada às demais escolas públicas e particulares de nosso país.

Devia-se prestar honrarias aos digníssimos mestres que ministraram esse expresso curso de maneira tão nobre, eficaz e por extensão, derrubaram por definitivo o mito que a língua portuguesa é uma matéria de difícil compreensão.

Pergunta-se. Se na língua portuguesa com a qual os médicos estrangeiros jamais obtiveram qualquer contato 90% foram contemplados com a aprovação, como será o índice de aprovação das matérias inerentes à atividade médica?

Certamente um 100% geral pois, dentre o relevante conteúdo do exame a ser aplicado aos médicos estrangeiros, está o correto preenchimento de um prontuário.


Eis a matéria:

90% dos profissionais foram aprovados nas provas de português   
 
Mais de 90% dos 682 profissionais que fizeram as provas de português para o programa Mais Médicos foram aprovados. Do total, há 400 cubanos, 116 brasileiros com diplomas obtidos em outro país e 166 de outras (como Espanha, Portugal e Argentina).

O Ministério da Educação, responsável pelo exame, informou que a estimativa é preliminar, podendo haver ajustes até segunda-feira, quando será divulgado o resultado final. Médicos com aproveitamento superior a 30% poderão passar por recuperação.

Os que tiveram resultado inferior a esse patamar serão desligados do programa.

Os exames de português foram aplicados em oito capitais na última semana.

A prova inclui questões orais e escritas.

O conhecimento de idioma exigido está relacionado à prática médica. Por isso, os testes simulavam uma consulta e o preenchimento de um prontuário.

Os candidatos também tinham que fazer um e-mail para o tutor, um médico brasileiro que servirá de apoio aos estrangeiros ao longo do programa. Os aprovados devem começar a trabalhar a partir do dia 23 deste mês. Hoje muitos já chegaram ao estado onde atuarão.

Comentário: João Bosco

Fonte: Correio Braziliense / Renata
                                 
                

Sem comentários:

Enviar um comentário