terça-feira, 10 de setembro de 2013

Anvisa suspende lotes de antirretroviral e pomada com hormônio

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu, nesta segunda-feira (9), a comercialização de um lote do antirretroviral Lamivudina e um lote da pomada com hormônio feminino Ovestrion.

Segundo resolução publicada no ``Diário Oficial`` da União, o lote 0009 de Lamivudina 10mg/ml, solução oral, produzido pelo laboratório Iquego (Indústria Química do Estado de Goiás), apresentou análise de aspecto insatisfatória. ``Foi observado partículas em suspensão (material estranho) que após agitação diminuíam de tamanho``, diz a resolução.

A Iquego informou que trata-se de uma característica da matéria-prima utilizada, que pode se precipitar a depender das condições de armazenamento.

O laboratório explica que, mesmo nesses casos, o medicamento mantém toda sua eficácia e segurança e que não há nenhum risco sanitário envolvido em sua utilização. Para evitar dúvidas, no entanto, a empresa diz que fará a troca dos produtos.

Outra resolução da Anvisa informou sobre o recolhimento voluntário do lote 28806 do creme vaginal Ovestrion, com apresentação 1mg/g, do laboratório Schering-Plough, por ``desvio de qualidade microbiológica``.


Fonte: Folha de S.Paulo / ANVISA

Sem comentários:

Enviar um comentário