sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Médico Carreira de Estado: Aprovada a PEC na Comissão Especial da Câmara

Proposta, que exige dedicação exclusiva dos médicos aprovados por concurso para a carreira, será agora votada no Plenário.

A proposta de emenda à Constituição que cria a carreira de médico de Estado (PEC 454/09) foi aprovada, nesta quarta-feira (20/11), pela comissão especial criada para analisá-la.

O texto aprovado foi um substitutivo do relator, deputado Eleuses Paiva (PSD-SP), à proposta original, do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Segundo o substitutivo, o médico de estado deverá ingressar na carreira por meio de concurso público, e só poderá atuar no serviço em regime de dedicação exclusiva.

No entanto, Paiva restringiu o alcance da medida à esfera federal.

A proposta original incluía também estados e municípios, mas o relator argumentou que os custos “seriam altíssimos, inviáveis para o já limitado orçamento federal para a saúde”.

Paiva também eliminou da PEC a fixação de um piso salarial de R$ 15.187, “ficando a medida transferida para uma lei específica que regulamentaria a carreira”.

Na avaliação do relator, “para que o profissional possa exercer pelo Estado o papel social a este inerente é indispensável que se abram a perspectiva e o estímulo de uma carreira”.

Ele ressaltou que a falta de perspectiva de uma carreira bem estruturada e a crônica política de baixos salários têm sido entraves para a consolidação de um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade em todo o Brasil.[...]

[...] Tramitação


A PEC segue agora para votação no Plenário da Câmara, em dois turnos.

Grifo nosso

Título original: Comissão Especial - Aprovada PEC que cria carreira de médico de Estado

Fonte: Agência Câmara

Partilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário