sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ebserh altera gestão de farmácias de hospitais universitários

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) anunciou uma alteração no organograma dos hospitais universitários federais sob sua gestão, especificamente no setor de farmácia.

Antes dividido nas áreas assistencial, no segmento de dispensação e farmácia clínica, e administrativa, na parte do abastecimento, a partir de agora ficará integralmente na área de assistência à saúde.

Segundo a estatal, a mudança atende à solicitação do Conselho Federal de Farmácia (CFF), baseada em nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde (MS). Atualmente, a Ebserh possui com 19 das 63 universidades federais existentes no País.

Segundo o diretor de Gestão de Contratos e Atenção à Saúde da Ebserh, Celso Fernando de Araújo, a mudança acontece após discussões com o CFF, MS e comunidade acadêmica.

“A Ebserh entendeu que a divisão do setor de Farmácia contrapunha o que era ensinado nas universidades e fragmentava o cuidado farmacêutico.

Para que ensino e prática não ficassem dissociados, a empresa optou por colocar a Farmácia Hospitalar totalmente na área Assistencial”, diz o diretor.

Para o assessor do CFF, Tarcísio José Palhano, os setores de farmácia não podem ficar separados. “Embora as atividades sejam diferentes, o fim é o mesmo.

Então, não se pode pensar em uma unidade de farmácia clínica em que o profissional desenvolva ações clínicas absolutamente dissociado do setor de dispensação, do setor de abastecimento, porque essas coisas se completam”, observou.


O representante do Conselho diz ainda que o CFF continuará lutando por melhorias para a classe dentro do organograma dos hospitais universitários federais.

Grifo nosso

Fonte: Saúde Web

Curta e partilhe no Facebook


Sem comentários:

Enviar um comentário