quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Médicos do Provab poderão migrar para Mais Médicos

O Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira (7), que vai permitir a migração de profissionais entre o Mais Médicos e o Provab (programa federal que leva médicos ao interior em troca de bônus na prova de residência).

Segundo a pasta, a troca de um programa pelo outro só será possível no caso de profissionais brasileiros ou com diploma revalidado no país. Ou seja, não vale para os médicos intercambistas.

Isso vai permitir, por exemplo, que o médico que atua pelo Provab opte por entrar no Mais Médicos e possa permanecer na mesma cidade em que já trabalha.

Essa troca não era possível até aqui, porque o profissional que já atua numa cidade só poderia ingressar no Mais Médicos em cidades menores ou com menos estrutura –mecanismo que tem o objetivo de evitar que prefeituras troquem médicos já contratados pelos profissionais do Mais Médicos oferecidos pelo governo federal.

Nesta terça, a Saúde abriu o terceiro edital do Provab, que oferece uma bolsa de R$ 10 mil mensais (como no Mais Médicos) e um bônus de 10% de pontuação adicional na prova de residência, caso o bolsista cumpra a carga horária definida para o programa.

O Provab de 2013 deu o benefício da pontuação extra a 3.226 médicos, segundo a pasta. As inscrições para o Provab 2014 estarão abertas entre 14 e 30 de janeiro e devem ser feitas pela internet.


De acordo com o ministério, os médicos que permanecerem no Provab não serão somados aos inscritos no Mais Médicos, programa recente que pretende preencher, até março, 13 mil vagas abertas para médicos.

Fonte: Folha de São Paulo

Curta e partilhe no Facebook


Sem comentários:

Enviar um comentário