sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

SUS vira alvo de piada em jogo online

O jogo online “SUS – The Game”, criado por dois brasileiros que participam de um festival de jogos, faz duras críticas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo, descrito no site do jogo é: “só há um médico que pode tratá-lo.

Encontre-o antes que seja muito tarde. Ninguém se importa ou quer ajudá-lo, então boa sorte”.

 Enquanto isso, o jogador deve conseguir ultrapassar as atendentes, que se divertem animadamente em redes sociais como Twitter e Facebook. As informações são dos portais Exame e Techtudo.


Embora o jogo possa ser considerado radical ao afirmar que "ninguém irá ajudá-lo na rede pública de saúde", não se pode dizer que isso esteja distante da realidade.


A nota do SUS no índice de desempenho IDSUS, lançado pelo governo federal em 2012, é de 5,4, de um total de 10.

“A ideia inicial do jogo se passar em um hospital veio da minha namorada, porque tivemos que ir ao SUS alguns dias antes do evento”, disse Ricardo Bencz, um dos criadores do game.

Bencz, de 27 anos, desenvolveu o jogo junto com Luiz Alojziak, 21, durante a Ludum Dare, evento online em que participantes devem criar novos games em 72 horas.

 A última edição ocorreu no mês passado. “Muitas pessoas já escreveram textos relatando seus problemas e outras criaram charges satirizando o sistema público de forma geral.

Como somos desenvolvedores de jogos, criamos uma experiência com teor irônico que seja semelhante ao que passamos quando usamos algum serviço do SUS”, disse Bencz.

Ironia – Na internet, o jogo teve um retorno positivo dos brasileiros. “Faltou realismo! O jogo carrega em poucos segundos.

Tinha que demorar, no mínimo, umas seis horas”, disse um internauta em uma das páginas que hospedam o game. [...]

Fonte: Diagnóstico Web

Curta e partilhe no Facebook



Sem comentários:

Enviar um comentário