terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Médico e farmacêutico irão auxiliar magistrados

Iniciativa é possível devido ao termo de cooperação técnica entre TJMG e Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais.

Para presidente do TJMG, desembargador Herculano Rodrigues, a cooperação visa assessorar os juízes de forma científica para que possam atender as pretensões das partes.

De acordo com o secretário adjunto de estado de Saúde, Wagner Eduardo Ferreira, haverá uma economia para o Estado, mas isso não implicará economia de investimento para a saúde.

Médicos e farmacêuticos estarão à disposição de juízes do interior para auxiliá-los tecnicamente nas análises de ações que envolvam fornecimento de medicamentos, insumos para a saúde, exames diagnósticos, tratamentos médicos e insumos nutricionais.

Isso será possível em função do termo de cooperação técnica assinado em 21 de janeiro pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

Os assessores técnicos ficarão lotados nas comarcas em que há Gerência ou Superintendência Regional de Saúde do Estado de Minas Gerais.[...] 

[...] De acordo com o presidente, “esse é um grande passo; a cooperação visa assessorar os juízes de forma científica para que possam atender as pretensões das partes”.

A vice-corregedora-geral de justiça, desembargadora Vanessa Verdolim, à frente das questões afetas à judicialização da saúde, acredita que, com essa medida, as decisões serão mais assertivas e ágeis.

“Como os juízes são leigos na área da medicina, muitas vezes decidem liminarmente apenas em cima das informações dadas pelo autor e acabam obrigando o Estado a desnecessariamente fornecer remédios de uma determinada marca.

O Estado, muitas vezes, possui medicamentos similares que o magistrado desconhece.

Assim, os jurisdicionados, os cidadãos saem ganhando”, afirmou.


Ainda haverá tentativas de conciliação. Junto com os profissionais, a 3ª Vice-Presidência facilitará e acompanhará as conciliações.[...]

Grifo nosso

Fonte: Assessoria de Comunicação TJMG / Marcelo Albert

Curta e partilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário