segunda-feira, 26 de maio de 2014

1/3 dos idosos internados sofre de desnutrição



Um terço dos idosos internados em hospitais do País apresenta desnutrição, segundo estudo realizado pela empresa Nestlé Health Science em parceria com universidades e hospitais brasileiros e obtido com exclusividade pelo Estado.

Os pesquisadores avaliaram as condições de saúde de 19.222 pacientes internados em 110 hospitais brasileiros de 15 Estados, entre 2010 e 2012.

Os especialistas verificaram que 30,8% dos maiores de 60 anos estavam desnutridos e outros 38,4% apresentavam risco de desenvolver o problema.


Entre os adultos, 18,3% apresentavam risco de desnutrição ou desnutrição moderada e 5,7% tinham o problema em nível grave. [...]


[...]  A desnutrição dificulta a evolução do paciente internado e, muitas vezes, prorroga o tempo de internação, aumentando o risco de infecção hospitalar e de outras complicações.

Por meio da pesquisa, os especialistas identificaram que a própria rotina hospitalar aumenta o risco. "Muitas vezes, o paciente fica horas em jejum para um exame, que depois acaba cancelado. Ou, então, a própria doença o deixa sem apetite", diz Monica Meale, gerente executiva da Nestlé Health Science.

Ela diz que o ideal é que o paciente, sobretudo o idoso, seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar, com a presença de um nutricionista. "Às vezes, para melhorar o quadro, é necessário fracionar as refeições.

Em outros casos, é preciso inserir uma suplementação. A família deve exigir do hospital esse cuidado", diz. / F.C.

Grifo nosso

Fonte: Jornal Estado de São Paulo

Curta e partilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário