quarta-feira, 17 de julho de 2013

Unimed da unidade Centro-Oeste e Tocantins: crise afeta 56 mil

Usuários da unidade Centro-Oeste e Tocantins da operadora terão que procurar outros planos de saúde.
     
Mais de 56 mil beneficiários da Unimed Centro-Oeste e Tocantins correm o risco de ficar sem os serviços da empresa.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou a alienação da carteira de usuários da operadora.
Se a decisão não for revertida, eles terão que migrar para outros planos.

O convênio, que atravessa situação financeira delicada, ainda tem 30 dias para tentar negociar a suspensão da medida.

O caso ilustra a grave crise instaurada no sistema Unimed, que conta hoje com 360 cooperativas independentes.

Um total de 39,1 mil beneficiários de quatro operadoras vinculadas à empresa passam pela mesma situação: já tiveram que buscar outros planos, por meio da chamada portabilidade.

 Caso isso ocorra na Unimed Centro-Oeste e Tocantins, esse número subirá para 95,5 mil.

Quando um convênio médico apresenta anormalidades administrativas e econômico-financeiras, a ANS adota um regime especial de direção fiscal e passa a acompanhar internamente as contas e a gerência da empresa.

A alienação da carteira ocorre quando essas falhas se tornam muito graves. Após a transferência dos clientes para outros planos, a operadora deixa de ter beneficiários e entra em processo de liquidação extrajudicial.

Os quatro convênios que estão em fase de portabilidade — as Unimeds Brasília, Aquidauana, Salvador e Valença — devem se juntar a outros três da rede que foram liquidados nos últimos dois anos [...].

[...] Com os frequentes problemas de caixa do grupo, o consumidor acaba prejudicado. Em janeiro, quando as reclamações dos beneficiários levaram a agência reguladora a proibir a comercialização de 225 planos de saúde, 61 deles pertenciam a seis operadoras da Unimed. Apenas dois conseguiram se recuperar.

O assessor político-institucional da presidência da Unimed do Brasil, José Abel Ximenes, disse que “muitas operadoras de planos de saúde tiveram que ser fechadas pelos mesmos problemas, mas a Unimed é um dos grupos que tiveram poucas complicações com a agência”.


A Unimed Centro-Oeste e Tocantins se reuniu ontem com a ANS e afirmou, por meio de nota, que foi surpreendida pela portabilidade, já que “está cumprindo à risca um plano de saneamento econômico-financeiro”, entregue à agência em fevereiro. O órgão, no entanto, informou que não aceitou a proposta apresentada e, por isso, mantém a decisão.

Unimed Centro-Oeste e Tocantins

Histórico

A Unimed é pioneira no Brasil na área do cooperativismo de trabalho médico. Foi criada em 1967, em Santos, com o propósito de humanizar a relação médico-paciente, estabelecendo e cultivando um vínculo forte entre ambos. Rapidamente, a idéia se alastrou pelo país[...].

[...] Em 1985, foi criada a Unimed Confederação Centro-Oeste e Tocantins, localizada em Brasília (DF), que passou a atuar não somente como representante e padronizadora das demais Unimeds da região Centro-Oeste e Tocantins, mas também oferecendo planos de saúde empresariais[...].

[...] Nos últimos anos, a Cooperativa Médica expandiu os serviços prestados, inaugurando também uma Importadora e uma Central de Compras.

Após uma reforma estatutária, passou a constituir a Unimed Federação Interfederativa das Cooperativas Médicas do Centro-Oeste e Tocantins.

Filial Palmas

Fundada em julho de 2004, a Filial Palmas vem registrando elevados índices de satisfação da população atendida e da rede credenciada que presta o suporte médico, laboratorial, hospitalar e odontológico em todo o Estado do Tocantins.

Parceira do Governo do Estado na oferta do Plansaúde, o plano de saúde dos servidores do Tocantins, a a Filial Palmas promove a contínua divulgação da marca Unimed, além de gerar renda e trabalho a centenas de profissionais do segmento saúde.

Assistindo há mais de 100 mil vidas, a Filial conta com 14 Postos de Atendimento e emprega diretamente em torno de 150 profissionais.

Fonte: Correio Braziliense / Bárbara nascimento, Ana Carolina Dinardo

             Site Unimed Centro-Oeste e Tocantis

1 comentário:

  1. Ninguem merece pagar esta porra todo mes e nao ter atendimento em outros estados..bando d ladrao vagabundos.

    ResponderEliminar