quarta-feira, 11 de junho de 2014

Mais uma: Senador quer punição para médicos que atrasarem atendimento



Considerando que a longa espera para ser atendido pelos médicos prejudica a saúde dos pacientes, o senador Cidinho Santos (PR-MT) - (foto) - decidiu apresentar projeto de lei que muda o Código de Defesa do Consumidor para punir  o atraso nas consultas.

Pela proposta, o médico que atrasar de 30 minutos a uma hora será punido com um desconto de 50% no valor da consulta; nos atrasos de mais de uma hora o desconto subirá para 70%.

Cidinho Santos explicou que seu projeto é necessário porque hoje a falta de pontualidade no atendimento é uma das principais queixas dos usuários de planos de saúde.

Como o atraso também é grande no Sistema Único de Saúde, ele pediu ao governo que adote penalidades também para o atraso nos hospitais públicos. [...]

- Todos estão de acordo que atrasos superiores a 30 minutos dificilmente deixam de provocar a irritabilidade dos pacientes e a clara repercussão, portanto, no seu estado de saúde.


Vamos estender o manto da proteção do código do consumidor para aqueles que podem ter agravados os sintomas de suas moléstias pelas dores morais e psicológicas de injustificadas e pouco razoáveis esperas pelo atendimento médico.

Segundo Cidinho Santos, pesquisa de Valdete de Oliveira, da Universidade Estadual de Londrina, mostra que, na opinião dos médicos, os pacientes esperam apenas de 11 a 20 minutos pela consulta. Mas equipe de apoio e pacientes reclamam que o atraso vai de 20 a 40 minutos, em média.

Grifo nosso

Fonte: Agência Senado

Curta e partilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário