segunda-feira, 14 de julho de 2014

Recomendação do CFM estimula médicos na busca por crianças desaparecidas




A Recomendação CFM nº 4/2014, aprovada em Sessão Plenária do mês de junho, adverte que profissionais médicos e instituições de tratamento médico, clínico, ambulatorial ou hospitalar, que ao atender uma criança, fique atento a procedimentos que auxiliam na busca por crianças desaparecidas.

“São aspectos de saúde e dignidade humana que inseridos no âmbito das responsabilidades do profissional médico. Em algum momento essas crianças devem passar em uma consulta e o médico pode ser a chave para o resgate”, explica o 1º vice-presidente e membro da Comissão de Ações Sociais do CFM, Carlos Vital Corrêa Lima.


O documento do Conselho chama atenção para que os médicos estejam atentos às atitudes das crianças: “observar como ela se comporta com o acompanhante, se demonstra medo, choro ou aparência assustada; observar se existem marcas físicas de violência, como cortes, hematomas ou até abusos”.


A Recomendação do CFM ainda alerta para que os médicos exijam a documentação do acompanhante. “A criança deve está acompanhada dos pais, avós, irmão ou parente próximo. Caso contrário, pergunte se a pessoa tem autorização por escrito”, destaca o documento que completa: “desconfiar se o acompanhante fornecer informações desencontradas, contraditórias ou não souber as perguntas básicas”.

Sobre o tema, a entidade também mantem o hotsite “Médicos em resgate de crianças desaparecidas” – um sistema que permite que pessoas de diversos países cadastrem e busquem essas crianças.

A página está disponível no endereço Crianças Desaparecidas e em três idiomas: português, espanhol e inglês.

Grifo nosso
Fonte: CFM
Imagem: Google

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário