terça-feira, 22 de julho de 2014

Segundo IDEC, Planos de Saúde coletivos tiveram reajustes de até 73% em um ano

O instituto analisou reajustes de 535 operadoras de saúde em planos com até 30 usuários (que somam 88% dos contratos de planos coletivos) de maio de 2013 a abril de 2014.

Em 91%, segundo o Idec, o aumento foi acima da inflação no período, medida em 6,28% pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Os dez maiores reajustes variaram entre 32% e 73% e atingiram 20.673 pessoas.

O reajuste médio foi de 11%.

Esses planos coletivos reúnem 3,3 milhões de pessoas, 8% do total atendido por planos no país. Formados por pequenos grupos, acabam tendo menor poder de barganha.


A ANS não regula o percentual de aumento dos planos coletivos por meio de um valor teto porque considera que são empresas lidando entre si em igualdade de poderes (operadora e contratante).[...]


[...] Os planos coletivos com até 30 usuários têm restrições, como prazos de carência, que não precisam ser seguidas pelos coletivos empresariais.

Essas características são parecidas com as de planos individuais, com a diferença que os últimos têm aumentos regulados pela ANS. No período analisado pelo Idec, por exemplo, o teto foi de 9,04%.

"Os planos falsos coletivos são arapucas", diz Mario Scheffer, professor da USP e que pesquisa o tema. Segundo ele, esse tipo tem crescido pela ausência de regulação e pouca oferta dos individuais.

"Esses consumidores estão à mercê das operadoras, enfrentando aumentos abusivos e sem nenhuma garantia de que isso não vá continuar no futuro", afirma Joana Cruz.

ANS

Em nota, a ANS diz que a inflação de serviços de saúde cresce em proporção maior que a inflação geral e, por isso, não seria correto associar o reajuste de planos de saúde ao índice de inflação.

[...] Segundo a agência, em 2013 entrou em vigor uma resolução que permitiu o agrupamento desses pequenos contratos e uma mudança na forma de reajuste, o que teria protegido 144 mil consumidores. "Eles não tiveram aumento anual acima de 20%, como haviam tido antes."

A ANS diz ainda que investigará situações de divergência e valores de reajustes extremos e, se comprovados, poderá punir operadoras.

O consumidor que se sentir lesado pode ligar para o Disque ANS (0800 701 9656).

Grifo nosso
Título original: Planos de saúde coletivos tiveram reajustes de até 73% em um ano
Fonte: Folha de São Paulo
Imagem: Folhapress

Curta e compartilhe no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário